quinta-feira, 18 julho, 2024

Confiança da indústria está estável em março, aponta CNI

Compartilhe essa notícia:

Os Resultados Setoriais do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de março de 2024 apresentam estabilidade da confiança na indústria de forma geral. Segundo a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a confiança dos empresários industriais não mudou na análise por portes, regiões e setores. Assim como em fevereiro, 25 de 29 setores industriais estão confiantes. Este mês, 1841 empresas foram consultadas entre 1º e 11 de março.

Um setor fez uma transição da falta de confiança (abaixo de 50 pontos) para a confiança: móveis saiu de 47,1 para 51,3 pontos. Já o setor de equipamentos de informática, eletrônicos e ópticos fez a transição contrária, com queda de 50,3 para 49,4 pontos.

Os setores com maior índice de confiança em março são os de farmoquímicos e farmacêuticos (61,1 pontos); manutenção e reparação (57,4 pontos); bebidas (56,6 pontos); e perfumaria limpeza e higiene pessoal (56,3 pontos).

O ICEI varia de 0 a 100 pontos. Valores acima de 50 pontos indicam confiança do empresário. Valores abaixo de 50 pontos indicam falta de confiança.

Dados que mudaram por porte e por região reduziram a diferença da confiança geral

A confiança da indústria variou pouco nos diferentes portes de empresa. Nas pequenas empresas, houve avanço de 0,8 ponto; nas médias, recuo de 0,5 ponto; e nas grandes empresas, recuo de 0,3 ponto. O índice de todos os portes segue acima da linha divisória de 50 pontos e registrando confiança.

Por região, em março de 2024, a confiança da indústria caiu no Nordeste (-1,6 ponto) pela segunda vez consecutiva. Os dois recuos acumulam 4,5 pontos de queda.  No Centro-Oeste, também houve uma retração da confiança de 1,3 ponto.

Na região Sudeste, a confiança ficou praticamente estável (+0,1 ponto). Enquanto isso, no Norte e no Sul, a confiança teve leve avanço (+0,6 ponto em ambas as regiões).

Todas as regiões seguem confiantes em março, pois o índice segue acima da linha de corte de 50 pontos.

Sobre os resultados setoriais do ICEI

O ICEI, como um indicador antecedente do desempenho industrial, sinaliza as mudanças de tendência de variáveis como a produção industrial, o emprego e os investimentos na indústria. O ICEI Setorial apresenta os resultados da indústria extrativa, da construção e da transformação. A publicação também disponibiliza índices de confiança para os três portes de empresa (pequeno, médio e grande) e para as cinco regiões geográficas do país.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Polícia de Chapecó recaptura foragido do sistema prisional

Na noite de terça-feira (16), durante rondas policiais, a guarnição abordou um homem o...

Mega-Sena sorteia hoje prêmio de R$ 15 milhões

Sorteio será realizado a partir das 20h, em São Paulo As seis dezenas do concurso...

Conheça o ‘UNO+ Serviços & Negócios’

 Com uma gama variada de serviços e soluções para negócios, o setor de prestação...

Senai promove competição de educação profissional

Foram 33 competidores, preparados por professores do SENAI que participaram da WestSkills em Chapecó,...
error: Este conteúdo é protegido !!