segunda-feira, 14 julho, 2025

Produção industrial de SC cresce 3,3%

Compartilhe essa notícia:

A produção industrial de Santa Catarina cresceu 3,3% em agosto em relação ao mesmo mês do ano passado, consolidando os números positivos do setor neste ano de 2024. A alta catarinense ficou portanto acima da média nacional, que em agosto registrou elevação de 2,2% na mesma comparação. A divulgação dos dados ocorreu nesta terça-feira, 8, pelo IBGE.

O crescimento catarinense de 3,3% em agosto foi puxado por setores como confecção de artigos do vestuário e acessórios (+14,9%), fabricação de produtos de madeira (+11,3%) e fabricação de máquinas e equipamentos (+7,2%). Já segmentos como fabricação de produtos alimentícios (-0,6%) e fabricação de móveis (-1,7%), por exemplo, oscilaram negativamente.

O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, analisa os dados positivamente. “Nossa indústria está com perspectiva de alta, fabricando em maior volume e contratando mais. Um ponto a ser observado é que o mercado de trabalho aquecido e a elevação de investimentos públicos e privados estimulam o consumo e, consequentemente, a produção”.

Indústria catarinense é a segunda que mais cresce em 2024

Em 2024, a produção industrial catarinense acumula alta de 6,4% em relação ao mesmo período do ano passado. A alta é mais do que o dobro da média nacional, que ficou em 3%, e só fica atrás do Ceará, líder com elevação de 8,9%. Santa Catarina ficou à frente de estados como São Paulo (+4%), Rio de Janeiro (+3,5%) e Paraná (+3,2%).

Os números positivos têm provocado otimismo no setor. Segundo pesquisa da Federação das Indústrias de SC (Fiesc), o empresário industrial de Santa Catarina está mais confiante com a economia e com os negócios. Assim, está mais disposto a investir e contratar.

O índice de confiança do industrial catarinense subiu de 49,6 pontos em agosto para 52,7 pontos em setembro, alcançando assim o maior patamar de 2024. Esse índice, que varia conforme escala de 0 a 100, indica um aumento no otimismo em relação à economia.

LEIA TAMBÉM  Receita libera hoje consulta ao segundo lote de restituição do IR

Outro indicador importante, a intenção de investir na indústria, também apresentou crescimento, subindo de 60 para 62,1 pontos em agosto. Este valor é superior à média nacional de 57,8 pontos, o que demonstra, sobretudo, um panorama favorável e uma expectativa positiva para o futuro dos negócios.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Explosão de panela de pressão deixa três mulheres feridas no bairro Efapi

Uma explosão de panela de pressão deixou três mulheres feridas na tarde desta segunda-feira...

Homem é agredido e tem carro incendiado após acidente em Ipuaçu

Um homem de 29 anos sofreu ferimentos leves após se envolver em um acidente...

Polícia Civil apreende simulacro de arma na casa de homem investigado por violência doméstica

A Polícia Civil de Chapecó cumpriu, na tarde desta quarta-feira (10), um mandado de...

Nova MP tenta evitar alta na conta de luz após derrubada de vetos

Uma medida provisória publicada nesta sexta-feira (11) busca reduzir a alta na conta de...