quarta-feira, 17 setembro, 2025

Produção industrial recua em fevereiro e emprego avança

Compartilhe essa notícia:

As grandes indústrias tiveram um desempenho mais positivo em comparação com as pequenas e as médias indústrias, em fevereiro de 2024. De acordo com Sondagem Industrial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o índice de evolução da produção industrial atingiu 48,5 pontos, abaixo dos 50 pontos, o que indica redução da produção em relação a janeiro. No entanto, o indicador está 1,8 ponto acima da média dos meses de fevereiro da série. Essa queda mais suave da produção industrial ocorreu devido ao desempenho positivo das grandes indústrias. 

Além disso, o indicador de evolução do número de empregados atingiu 50,3 pontos em fevereiro de 2024. Acima dos 50 pontos, o índice sinaliza que houve um avanço no emprego industrial frente a janeiro. “Vale notar que o índice ainda se encontra 1,8 ponto acima da média dos meses de fevereiro da série, que é de 48,5 pontos, ou seja, tipicamente é esperado que haja queda do emprego em fevereiro”, afirma o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

O resultado acima dos 50 pontos foi impulsionado pelo indicador de número de empregados para grandes empresas, que atingiu 51,7 pontos no mês. Os índices para pequenas e médias empresas mostram recuo no emprego. Mesmo assim, todos os portes tiveram um desempenho acima de suas médias históricas para meses de fevereiro, calculadas desde janeiro de 2011.

Estoques permanecem abaixo no nível planejado pelo quarto mês consecutivo

O indicador de evolução do nível de estoques atingiu 49,7 pontos em fevereiro de 2024, abaixo dos 50 pontos, o que indica uma redução. Esta é a quarta queda consecutiva nos estoques.

LEIA TAMBÉM  iFood e Mottu lançam parceria com descontos para entregadores de motos alugadas

“Já são três meses com os estoques abaixo do planejado pelos empresários, o que sugere que, caso a demanda por produtos industriais aumente, haverá impacto positivo na produção industrial e no emprego. É um resultado especialmente importante tendo em vista que os estoques se mantiveram acima do planejado pelos empresários a maior parte de 2023, indicando frustração com a demanda”, explica Marcelo Azevedo. 


Utilização da Capacidade Instalada se mantém estável em março

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) permaneceu estável em 68% em fevereiro na relação com janeiro. O percentual equivale à média dos meses de fevereiro da série histórica. A Sondagem mostra que, para empresas de pequeno e grande portes, a UCI está de acordo com as expectativas dos empresários do setor para o período. Para as médias empresas, o índice para médias empresas se encontra 1 ponto percentual abaixo da média dos meses de fevereiro. 

Expectativas recuam em março na comparação com fevereiro

De fevereiro para março de 2024, nenhum dos indicadores de expectativa da indústria registrou avanço. As expectativas de número de empregados, quantidade exportada e compras de matérias-primas diminuíram e o indicador de expectativas de demanda ficou estável. Mesmo assim, todos os índices permaneçam em campo otimista e, apesar do recuo, o indicador de expectativa sobre o número de empregados no setor mostra expectativas mais otimistas que o usual.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Chape Futsal se despede da Copa SC

A Prefeitura de Chapecó/Chapecoense/Unochapecó acabou superada nos pênaltis por 4 a 2 para a...

Homem é preso com veículo clonado e droga em Chapecó

Chapecó (SC) — Uma ação da Guarda Municipal de Chapecó resultou, na manhã desta...

PMSC apreende mais de sete quilos de maconha e conduz adolescente por tráfico em Chapecó

Na noite de sexta-feira (12), por volta das 23h, a Polícia Militar de Santa...

Acidente de trânsito em Chapecó deixa criança de 3 anos ferida

Na tarde de quarta-feira, 10 de setembro, um acidente de trânsito envolvendo uma criança...