segunda-feira, 10 novembro, 2025

Vendas do comércio de Santa Catarina crescem 6,9%

Compartilhe essa notícia:

O comércio varejista de Santa Catarina registrou crescimento no volume de vendas de 6,9% em novembro em relação ao mesmo período de 2023. O percentual ficou acima da média nacional, que somou alta de 4,7% na mesma comparação. Os dados são do IBGE e foram divulgados nesta quinta-feira, 9, por meio da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).

Além disso, em novembro de 2024 Santa Catarina teve elevação de vendas em nove de 11 segmentos do comércio pesquisados. Os melhores desempenhos foram na área de artigos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos, com elevação de 11,2%, seguida dos supermercados e hipermercados, com alta de 10,2%. Também se destacaram as vendas de combustíveis e lubrificantes (5,8%) e de móveis e eletrodomésticos (4,9%).

O governador Jorginho Mello destacou o bom momento do empreendedorismo no estado. “Estamos otimistas com o futuro da economia de Santa Catarina porque os indicadores mostram a confiança no estado, com alta na geração de emprego e atração de investimentos privados. Em 2024 a gente bateu recorde de empresas abertas e muitas delas no setor do comércio e micro e pequenos negócios, o que alavanca o nosso empreendedorismo”, afirmou.

No ranking nacional de novembro, Santa Catarina ocupa a 11ª colocação, atrás principalmente de estados com base de comparação mais baixa. No entanto, o desempenho catarinense de 6,9% no período ficou à frente de estados como São Paulo (4,5%), Paraná (3,6%), Minas Gerais (1,9%) e Rio de Janeiro (0%).

Comércio de Santa Catarina acumula elevação de 4,4% em 11 meses

Os dados do IBGE também revelam que o volume de vendas do comércio varejista de Santa Catarina acumulou elevação de 4,4% entre janeiro e novembro de 2024. O percentual cresceu principalmente após os bons resultados de outubro e novembro, quando o setor registrou variação positiva de 7,2% e de 6,9%, respectivamente.

LEIA TAMBÉM  Fetranslog terá lançamentos, palestras e histórias de vida

“O fato do catarinense estar comprando mais está diretamente relacionado à geração de empregos em Santa Catarina. Foram quase 150 mil vagas formais abertas em 2024 e a menor taxa de desocupação em 10 anos. O Sine, por exemplo, segue com elevado número de ofertas de postos de trabalho. Isso fomenta a renda e estimula o trabalhador a ir às compras, não apenas de itens de consumo diário, mas também veículos e eletrodomésticos, por exemplo, que têm registrado bom desempenho”, destacou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.

Conforme o IBGE, as vendas de veículos e peças somam alta de 18,6% entre janeiro e novembro de 2024. Já o comércio de eletrodomésticos teve elevação de 14,4% no mesmo período. Artigos farmacêuticos (12,7%), atacados (6,1%) e supermercados (5,5%) também se destacaram ao longo do último ano.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil começa a valer em 2026

Na noite desta quarta-feira (5) em o Senado aprovou de forma unânime o projeto...

Chapecó avança em três modalidades coletivas na OLESC 2024

Chapecó garantiu sua presença nas quartas de final da Olimpíada Estudantil Catarinense (OLESC) em...

Mercado mantém projeção de inflação em 4,55% para 2025, acima do teto da meta

As instituições financeiras mantêm a expectativa de inflação elevada para este ano. A previsão...

Aurora entra no ranking das 50 marcas mais valiosas do Brasil em 2025

A Aurora conquistou uma posição no seleto ranking das 50 Marcas Mais Valiosas do...