sexta-feira, 6 março, 2026

Vendas do comércio de Santa Catarina crescem 6,9%

Compartilhe essa notícia:

O comércio varejista de Santa Catarina registrou crescimento no volume de vendas de 6,9% em novembro em relação ao mesmo período de 2023. O percentual ficou acima da média nacional, que somou alta de 4,7% na mesma comparação. Os dados são do IBGE e foram divulgados nesta quinta-feira, 9, por meio da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).

Além disso, em novembro de 2024 Santa Catarina teve elevação de vendas em nove de 11 segmentos do comércio pesquisados. Os melhores desempenhos foram na área de artigos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos, com elevação de 11,2%, seguida dos supermercados e hipermercados, com alta de 10,2%. Também se destacaram as vendas de combustíveis e lubrificantes (5,8%) e de móveis e eletrodomésticos (4,9%).

O governador Jorginho Mello destacou o bom momento do empreendedorismo no estado. “Estamos otimistas com o futuro da economia de Santa Catarina porque os indicadores mostram a confiança no estado, com alta na geração de emprego e atração de investimentos privados. Em 2024 a gente bateu recorde de empresas abertas e muitas delas no setor do comércio e micro e pequenos negócios, o que alavanca o nosso empreendedorismo”, afirmou.

No ranking nacional de novembro, Santa Catarina ocupa a 11ª colocação, atrás principalmente de estados com base de comparação mais baixa. No entanto, o desempenho catarinense de 6,9% no período ficou à frente de estados como São Paulo (4,5%), Paraná (3,6%), Minas Gerais (1,9%) e Rio de Janeiro (0%).

Comércio de Santa Catarina acumula elevação de 4,4% em 11 meses

Os dados do IBGE também revelam que o volume de vendas do comércio varejista de Santa Catarina acumulou elevação de 4,4% entre janeiro e novembro de 2024. O percentual cresceu principalmente após os bons resultados de outubro e novembro, quando o setor registrou variação positiva de 7,2% e de 6,9%, respectivamente.

LEIA TAMBÉM  Receita Federal paga segundo lote de restituição do IR 2026 nesta sexta (27)

“O fato do catarinense estar comprando mais está diretamente relacionado à geração de empregos em Santa Catarina. Foram quase 150 mil vagas formais abertas em 2024 e a menor taxa de desocupação em 10 anos. O Sine, por exemplo, segue com elevado número de ofertas de postos de trabalho. Isso fomenta a renda e estimula o trabalhador a ir às compras, não apenas de itens de consumo diário, mas também veículos e eletrodomésticos, por exemplo, que têm registrado bom desempenho”, destacou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.

Conforme o IBGE, as vendas de veículos e peças somam alta de 18,6% entre janeiro e novembro de 2024. Já o comércio de eletrodomésticos teve elevação de 14,4% no mesmo período. Artigos farmacêuticos (12,7%), atacados (6,1%) e supermercados (5,5%) também se destacaram ao longo do último ano.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Semana Total 2026 em Chapecó movimenta o comércio com promoções e novidades

A Semana Total 2026 em Chapecó começa o mês de março com vitrines renovadas,...

Jiu-jitsu vira ferramenta de transformação para adolescentes do CREAS Inovamente em Chapecó

A Secretaria da Família e Proteção Social, da Prefeitura de Chapecó, está oferecendo aulas...

Uma em cada cinco crianças está acima do peso

Dados do Atlas Mundial da Obesidade 2026 revelam que 20,7% das crianças e adolescentes...

Pronampe Leite Custeio BRDE movimenta R$ 4,57 milhões no primeiro dia de operação

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) movimentou R$ 4,57 milhões em...