sexta-feira, 20 fevereiro, 2026

Contratação de trabalhadores entre 50 e 59 anos aumenta

Compartilhe essa notícia:

A alta observada na contratação formal de trabalhadores ao longo de 2024, da ordem de 16,8%, foi consideravelmente maior entre os com idade entre 50 e 59 anos, chegando a 133%. As informações são do estudo “Análise da evolução do saldo de postos formais por faixas de idade”, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas, e foram divulgadas pelo jornal Valor Econômico.

Em ano de crescimento da economia, a demanda por trabalhadores é maior, favorecendo quem normalmente tem mais dificuldade de se inserir no mercado de trabalho, explicou Janaína Feijó, uma das autoras do estudo, ao jornal.

Mesmo com esse ritmo de crescimento, a parcela dos trabalhadores de 50 a 59 anos no saldo de novos postos formais ainda é pequena. Entre os dez primeiros meses de 2023 e o mesmo período de 2024, a fatia passou de 1,3% para 2,6%.

Lucas Assis, economista sênior da Tendências Consultoria, afirmou ao Valor Econômico que essa geração com mais de 50 anos tem mais escolaridade, boas condições de saúde e acesso à tecnologia, resultando em maior capacidade produtiva em funções em que a força física não é tão relevante. “Essa maior escolaridade compensa o menor número de trabalhadores da economia no longo prazo”, afirmou Lucas Assis, economista sênior da Tendências Consultoria, ao jornal.

Fonte: RCN

Para mais notícias, acesse a Folha Desbravador e continue informado!

LEIA TAMBÉM  Pagamento do INSS com reajuste começa hoje; veja calendário e novos valores

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Papa Leão XIV: na Quaresma, jejum também deve ser de palavras ofensivas

“Escutar e jejuar. Quaresma como tempo de conversão” é o título da mensagem do...

Acidente na Fazenda Zandavalli deixa três feridos

Veículo com cinco ocupantes saiu da pista hoje de madrugada

Sindicatos anunciam greve geral na Argentina contra reforma trabalhista de Milei

A Confederação Geral do Trabalho (CGT), a maior central sindical da Argentina, anunciou nesta...

Escolas iniciam registro da situação do aluno no Censo Escolar 2025

Esta fase monitora o abandono e rendimento escolar, dados cruciais para o cálculo do...