quinta-feira, 21 agosto, 2025

Batata e cebola mais baratas, aponta Conab

Compartilhe essa notícia:

Os preços da batata e da cebola registraram queda nas principais Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país em julho. A informação consta no 8º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado nesta quinta-feira (21) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Batata e cebola apresentam queda

As batatas registraram redução pelo segundo mês consecutivo nos mercados atacadistas, com queda de 31,61% na média ponderada entre os 11 centros analisados. Segundo a Conab, o movimento se deve à oferta abundante do produto.

No caso da cebola, a oferta elevada também pressionou os preços para baixo. A média ponderada em julho ficou 25,57% inferior ao valor praticado em junho. Em relação a julho de 2024, os preços caíram quase 60%.

Tomate, cenoura e alface têm comportamento variável

A variação de preços do tomate e da cenoura não foi uniforme. A Ceasa do Paraná registrou queda de 16,68% no tomate, enquanto Santa Catarina apresentou alta de 4,68%. Ainda assim, a média ponderada mostrou queda de 5,68%.

Já a alface teve aumento de 9,93% na média ponderada, com maior elevação na Ceasa do Paraná. A Conab explica que a variação depende da proximidade da produção aos centros consumidores, bem como da oferta, qualidade e demanda local.

Frutas: laranja e maçã caem, banana e mamão sobem

A laranja apresentou queda de 9,8% na média ponderada, influenciada pela menor demanda durante as férias escolares, pela concorrência da mexerica poncã e pelo clima frio. A maçã também caiu ligeiramente, com redução de 1,92%.

A melancia registrou aumento de 3,92% na média ponderada, apesar da queda na demanda pelo clima frio, devido ao aumento da produção em Goiás e Tocantins. A banana subiu 10,48%, impactada pela menor oferta da variedade nanica, comum no inverno.

LEIA TAMBÉM  Sorteio da Mega-Sena pode pagar R$ 47 milhões nesta quarta-feira

O mamão teve a maior alta, de 21,65%, motivada por condições climáticas que reduziram a oferta. Segundo a Conab, o frio diminui a demanda, mas também limita a disponibilidade dos produtos.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Moraes reafirma postura firme em caso de Trama Golpista

O ministro Alexandre de Moraes, relator das ações que investigam a suposta trama golpista...

Município de Chapecó leiloa área no Distrito Industrial nesta quarta, 20

A Prefeitura de Chapecó realiza nesta quarta-feira, dia 20 de agosto, um leilão para...

Polícia apreende maconha e prende jovem por tráfico de drogas em Chapecó

Um jovem de 18 anos foi preso por tráfico de drogas no final da...

Polícia prende dupla por furto de pneus em loja de Chapecó

Na tarde desta terça-feira (19), a Polícia Militar de Chapecó prendeu dois homens suspeitos...