domingo, 14 julho, 2024

UFFS apresenta simulador de relevo

Compartilhe essa notícia:

Criatividade, conhecimento e tecnologia são apresentados em um espaço único durante a Efapi 2023

A inovação é essencial para impulsionar o desenvolvimento econômico, melhorar a qualidade de vida e enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. Incentivar e apoiar a inovação são prioridades da sociedade que busca um futuro mais próspero e sustentável.

No Parque Desbravalley, durante a Efapi 2023, essa virtude pode ser sentida por quem visita.

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é uma das 10 instituições de ensino que está presente no espaço. O secretário especial da Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica da UFFS, Milton Kist lembra que, em um passado não tão distante, as profissões estavam ligadas a processos repetitivos e que, agora essas mesmas profissões, foram substituídas por máquinas.


“Os novos desafios da sociedade, em sua grande maioria, envolvem problemas complexos que exigem criatividade e equipes multidisciplinares para sua resolução. Nesse aspecto a inovação que tem alta “dose” de criatividade e exige vários conhecimentos é de fundamental importância e a tecnologia favorece com que esses processos inovadores possam ser construídos e replicados de forma muito ágil e rápida e com custos menores”, frisa.

Espaço

A universidade está participando de vários espaços dentro do Desbravalley. No espaço de inovação, óculos de realidade virtual, scanner 3D e uma caixa de areia interativa que simula relevo, comportamento de precipitações são as inovações apresentadas. Além disso, representantes da instituição participaram do Podcast, Palco do Conhecimento e espaço das Oficinas.


Segundo o secretário, a modernização contribui com muitos processos no dia a dia das pessoas e o potencial de Santa Catarina é enorme. “Temos a expectativa que a tecnologia se desenvolva cada vez mais, alavancando como setor econômico forte, mas também para ajudar na resolução de problemas sociais. Que a tecnologia venha para ajudar no desenvolvimento das pessoas e na inclusão social”, finaliza.

Parque Desbravalley

O espaço colaborativo é uma realização da Fundeste, com correalização da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec/Acate), Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Núcleo das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação da ACIC (NTIC), Pollen Parque Científico e Tecnológico (Pollen Parque) e Sebrae. Os patrocinadores são IXC Soft, Select Soluções, Sicredi, Amo Ofertas, Vaccaro Urbanismo, Brasão Supermercados, com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Prefeitura de Chapecó.

Texto: Edina Pedruzzi – Assessora de Imprensa Parque Desbravalley
Fotos: Michel Kuntze/ Parque Desbravalley

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

IBGE normaliza coleta de preços para cálculo da inflação no RS

Segundo o responsável pela equipe que calcula o IPCA, o pesquisador André Almeida, a...

Programa Proerd forma 1.270 estudantes em Chapecó e região

Entre os meses de junho e julho, aconteceram as formaturas do Programa Educacional de...

Homem é preso com quase 200 kg de maconha

A Polícia Militar Rodoviária Estadual, (PMRv) durante Operação de Fiscalização de Trânsito, por volta...
error: Este conteúdo é protegido !!