segunda-feira, 10 novembro, 2025

Novas oportunidades de negócios

Compartilhe essa notícia:

Liderada pelo governador Jorginho Mello e pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal, a comitiva catarinense tratou de novas oportunidades de negócios entre Santa Catarina e o Panamá em uma reunião com o embaixador Brasileiro no país, Carlos Henrique Moojen de Abreu e Silva.

O diplomata ouviu sobre pontes comerciais e a importância que estas ligações com Santa Catarina podem representar, tendo em vista a localização estratégica do Panamá no cenário da logística internacional e a diversidade econômica do estado. Também foram apresentados produtos estratégicos a serem comercializados para América Central, como os vinhos de altitude, proteína animal e os produtos de valor agregado como os dos setores têxtil e metalmecânica.

Além disso, a comitiva expressou a necessidade de parcerias em projetos importantes para o estado, no sentido buscar investimento estrangeiro para obras estruturantes, como ferrovias, pontes e armazenamento de grãos.

O Panamá é considerado a grande passagem de mercadorias de todo o mundo, sendo a única ligação controlada entre os oceanos Pacífico e o Atlântico. A estrutura possibilita a ligação dos mercados norte-americanos, asiáticos e sul-americanos.

Encontro é considerado positivo

Para o governador Jorginho Mello a principal dificuldade a ser vencida para que estas parcerias sejam firmadas é o fato de que o estado ainda é pouco conhecido no cenário internacional.

“Nós precisamos divulgar cada vez mais Santa Catarina. Por isso a importância de estarmos aqui representando e mostrando a qualidade do que se faz no estado e que este estado tem um governo e um parlamento e que é parceiro na construção de políticas que possam beneficiar os dois países”.

Para o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Mauro De Nadal, a reunião foi muito positiva: “a parceria com a Embaixada é fundamental para abrirmos novos mercados e potencializar a economia do nosso estado, gerando mais empregos e renda”, afirmou.

LEIA TAMBÉM  Confiança do varejo em SC cresce 5,4% e interrompe sequência de quedas

Para o deputado estadual Fabiano da Luz, o encontro foi uma oportunidade de mostrar Santa Catarina para outras regiões do Continente, abrindo novas relações comerciais. A opinião é compartilhada também pelo deputado estadual Antídio Lunelli. Para ele, missões assim são importantes para a construção de acordos em diversas áreas, os quais são benéficos para Santa Catarina.

Participação de SC na Feira Internacional do Panamá

Há também conversas para que Santa Catarina tenha participação na Feira Internacional do Panamá, que será realizada em março de 2024. Na ocasião, deverão ser apresentados os produtos e o estado catarinense ao mundo.

Financiamentos de projetos

Na sexta-feira, a comitiva se reuniu com representantes de instituições financeiras, que estão presentes em 11 países do continente, além de contar com representações na Europa. A ideia é atrair investimentos internacionais para obras estruturantes, como nas áreas de portos, ferrovias e aeroportos.

De acordo com a comitiva, o banco pode ser um parceiro, já que trabalha com financiamentos de grandes projetos, tendo expertise em parcerias público-privada (PPP).

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Como a taxa Selic impacta a Economia e os investimentos

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, em reunião realizada nos...

Alerta vermelho: ciclone em Santa Catarina pode causar tempestades severas e ventos de até 90 km/h

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta vermelho e laranja devido à...

Cidadãos de Santa Catarina já podem emitir carteira de identidade sem sair de casa

Cidadãos de Santa Catarina agora podem solicitar a carteira de identidade online sem precisar...

Suposto vídeo de “Japinha do CV” circula após nome não aparecer em lista oficial de mortos

Após a divulgação da lista oficial com os 115 suspeitos mortos durante a megaoperação...