domingo, 28 dezembro, 2025

Indústria de Santa Catarina é a terceira que mais cresce no país

Compartilhe essa notícia:

A produção industrial de Santa Catarina acumula uma elevação de 7,3% entre janeiro e novembro de 2024, tendo o terceiro maior crescimento entre os estados pesquisados e percentual maior do que o dobro da média nacional, de 3,2%. O estado catarinense ficou atrás apenas do Rio Grande do Norte, com 10,6%, e do Ceará, que soma 8,3%. Os dados pertencem à Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada pelo IBGE nesta terça-feira, 14.

Com a alta de 7,3% no acumulado de 11 meses, a indústria catarinense consolidou-se mais uma vez como destaque no cenário nacional. O percentual ficou à frente de estados como Paraná (4,2%), São Paulo (3,4%), Minas Gerais (2,9%) e Rio de Janeiro (0,9%). Entre os 17 estados pesquisados – aqueles com participação relevante no setor –, apenas o Espírito Santo (-0,8%) apresentou retração no período.

O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, comemorou o resultado. “O setor industrial de Santa Catarina passa por um momento muito positivo. A produção está crescendo e os investimentos privados também. O Prodec, por exemplo, dobrou de tamanho em 2024. Além disso, tem a questão do emprego. A indústria gerou 43 mil vagas formais no ano passado e essas vagas são qualificadas, com salário elevado e possibilidade de evolução profissional”, afirmou.

Fabricação de máquinas, produtos de madeira e têxteis puxam o crescimento da indústria de Santa Catarina
O percentual de 7,3% de crescimento entre janeiro e novembro de 2024 é resultado do avanço na indústria da transformação. Entre os segmentos, se destacam a fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (16,1%), metalurgia (10%), confecção de artigos de vestuário e acessórios (9,4%) bem como a fabricação de produtos de madeira (9,1%). Conforme o IBGE, outros segmentos do setor industrial também registraram elevação no período, como a fabricação de produtos de borracha e de material plástico (7,6%), de produtos químicos (6,2%) e de produtos alimentícios (4,5%).

LEIA TAMBÉM  Chapecó é campeã geral dos JASC

“A nossa indústria é diversificada e produz com alto valor agregado. Isso estimula o crescimento do setor a nível nacional e também internacional. Por isso as exportações estão em alta, inclusive com forte participação desses segmentos que mais cresceram ao longo de 2024. No mesmo sentido, o governo Jorginho Mello investe forte na infraestrutura de transportes bem como de energia para impulsionar a competitividade catarinense”, acrescentou Dreveck.

Os dados da Federação das Indústrias de SC (Fiesc) corroboram o bom momento da indústria. Conforme o Observatório da Fiesc, o indicador que mede a perspectiva de emprego na indústria está em 53,1 pontos na escala de 0 a 100. Ou seja, indica tendência por mais contratações. Já a utilização da capacidade instalada está em 78%, o segundo maior percentual do ano, o que revela queda na ociosidade e aumento na produção.

Fonte: RCN

Para mais notícias de Chapecó, SC e do Brasil, acesse a Folha Desbravador e continue informado.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Óleo na represa do Lajeado São José

Abastecimento de água em Chapecó deverá ser afetado por conta da redução de captação

PM prende homem por violência doméstica e apreende fuzil e revólver em Xanxerê

Um homem de 46 anos foi preso na noite de domingo (21) em Xanxerê,...

Bolsa Atleta 2026: Inscrições abertas para a apoiar atletas de Santa Catarina

Como custear viagens, equipamentos e treinamento de alto nível? A resposta para muitos esportistas...

Jovem de 18 anos morre após levar choque elétrico de geladeira em Chapecó

Uma tragédia doméstica abalou o bairro Progresso, em Chapecó, na tarde desta segunda-feira (22)....