quarta-feira, 17 setembro, 2025

SC ocupa a 2ª posição no ranking de estados mais inovadores

Compartilhe essa notícia:

Santa Catarina é vice-líder em inovação no país e líder na região sul, de acordo com o Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID), lançado na segunda-feira 5, pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

O diretor de inovação e competitividade da FIESC, José Eduardo Fiates, aponta que, o fato de o estado ter alcançado a segunda posição, corrobora outras avaliações semelhantes. “Reflete a quantidade e qualidade das instituições, o conhecimento que temos, os mecanismos para estimular startups e novos negócios, e a presença de empresas já estabelecidas – especialmente na indústria – com histórico de inovação”, destaca.

O IBID é medido em uma escala que varia de 0 a 1 e leva em consideração diferentes aspectos para identificar líderes nacionais e regionais em inovação. O estado ocupa a segunda posição no ranking, com um índice 0,415, atrás apenas de São Paulo, com 0,891.

“É importante chamar a atenção de que rankings muitas vezes são baseados em números absolutos, e não relativos. E aí naturalmente estados que têm uma maior densidade populacional e um poder econômico maior tendem a ter, para determinados fatores que são medidos de forma absoluta, um resultado que pode ser desproporcional em relação a estados menores, como Santa Catarina”, explica Fiates.

O índice se baseia na metodologia do Índice Global de Inovação (IGI), da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), e é composto por 74 indicadores, divididos em 21 dimensões e sete pilares: instituições, capital humano, infraestrutura, economia, negócios, conhecimento e tecnologia e economia criativa.

No pilar instituições, SC está em segundo lugar no ranking nacional, com destaque para a liderança na dimensão ambiente institucional e vice-liderança em ambiente de negócios.

“Santa Catarina aprendeu a transformar o espírito empreendedor do nosso empresário – que sempre está buscando uma solução para desenvolver um produto de sucesso no mercado – numa demanda que acabou sendo respondida pelo setor de conhecimento na forma de projetos de inovação e que mais recentemente foi complementada com um ecossistema forte de startups”, explica.

Para Fiates, essas startups, instituições de ensino e pesquisa e as empresas inovadoras constituem um caldo institucional e de processos de inovação que transformou SC em um grande motor da inovação brasileira.

O estado é o terceiro colocado em três dos sete pilares. No pilar conhecimento e tecnologia, destacam-se a segunda posição na dimensão difusão de conhecimento e a terceira em criação do conhecimento.

Também ocupa o terceiro lugar no pilar infraestrutura, evidenciando-se a vice-liderança nacional na dimensão infraestrutura geral. E na economia criativa, em que se sobressai nas dimensões ativos intangíveis (2º) e bens e serviços criativos (3º).

O ranking aponta ainda que SC está na quinta posição nacional no pilar economia e também no tema negócios, em que é destaque na dimensão absorção do conhecimento (2º lugar nacional). No pilar capital humano, o estado está na sétima posição.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Queda de veículo em ribanceira deixa quatro vítimas em Chapecó

Na manhã de sábado (13), por volta das 8h46, o 6º Batalhão de Bombeiros...

Condenação de Bolsonaro repercute

O julgamento do Superior Tribunal Federal (STF) que culminou com a condenação do ex-presidente...

MEC e Capes ofertam 7,8 mil vagas gratuitas de mestrado e doutorado a professores da rede pública

O Ministério da Educação (MEC) e a Capes anunciaram a abertura de 7,8 mil...

Governo cria comitê para organizar a Copa do Mundo Feminina de 2027 no Brasil

O governo brasileiro instituiu um comitê gestor para coordenar a organização da Copa do...