domingo, 19 maio, 2024

Estudantes de Chapecó apresentam em Brasília projeto de acessibilidade selecionado pela Embaixada dos Estados Unidos

Compartilhe essa notícia:

As estudantes do curso técnico integrado ao ensino médio do Instituto Federal Campus Chapecó e o professor orientador, embarcaram nessa quinta-feira 05 de outubro, para Brasília, para apresentar o Projeto selecionado na competição Power4Girls.
A equipe do IFSC selecionada na edição deste ano é formada pelas alunas Milena Ghisleni Raimann (15 anos), Vitória Mucelini Wagner (16 anos), Eduarda Bueno Zonta (18 anos) e Karoline Paula Coletti Gomes (17 anos) – todas do curso técnico integrado em Informática, com a orientação do Professor do IFSC de Chapecó, Marcos Virgílio, e mentoria da Estudante da Universidade de Brasília, Sara Lima.
As alunas Chapecoenses desenvolveram, durante os meses de abril a outubro, um protótipo da plataforma Arduíno para inclusão de pessoas com deficiência visual ou baixa visão.
O Arduíno é uma plataforma de código aberto para desenvolvimento de projetos eletrônicos. Com o projeto das estudantes, a intenção é que quem tenha deficiência visual também possa aprender e praticar conceitos de eletrônica, automação e internet das coisas. A plataforma foi testada junto ao público da Adevosc Chapecó e segundo o professor Marcos Virgílio, o Programa vai para Brasília aprovado pelo público.
O programa Power4Girls conta com a implementação do Instituto Gloria, que tem como foco o combate à violência de gênero, da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, o apoio institucional do CONIF (Conselho Nacional de Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) e inclui também a parceria de várias outras instituições do setor privado
O Power4Girls tem foco no empoderamento feminino por meio de estratégias voltadas para o empreendedorismo, inovação, criatividade e liderança.
A iniciativa é voltada para alunas de instituições da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de todo o país que buscam, de forma criativa, solucionar um problema/questão na área de acessibilidade e inclusão.
As estudantes chapecoenses também participaram, ao longo de 2023, de mentorias, oficinas, webinar e treinamentos.
Ao todo no período de 05 a 08 de outubro, 20 equipes de estudantes de todo o Brasil participam, em Brasília, de uma feira de inovação focada na apresentação dos protótipos desenvolvidos, apresentações em formato de pitch do trabalho final e conclusão do programa.
Neste momento será feita a avaliação final do programa, entrega dos prêmios para os projetos mais bem avaliados, assim como a cerimônia de encerramento do Power4Girls.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Inscrições  para o Enem  abrem no dia 27

 O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi divulgado na segunda-feira...

Acafe recebe homenagem pelos 50 anos de fundação

Para marcar os 50 anos de fundação da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe),...

Fesporte divulga novos prazos do Programa Bolsa Atleta

O Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), está trabalhando...

Dia Livre de Impostos 2024 promete ser o maior da história

Ação promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) e pela CDL Jovem...
error: Este conteúdo é protegido !!