terça-feira, 2 dezembro, 2025

Estudantes de Chapecó apresentam em Brasília projeto de acessibilidade selecionado pela Embaixada dos Estados Unidos

Compartilhe essa notícia:

As estudantes do curso técnico integrado ao ensino médio do Instituto Federal Campus Chapecó e o professor orientador, embarcaram nessa quinta-feira 05 de outubro, para Brasília, para apresentar o Projeto selecionado na competição Power4Girls.
A equipe do IFSC selecionada na edição deste ano é formada pelas alunas Milena Ghisleni Raimann (15 anos), Vitória Mucelini Wagner (16 anos), Eduarda Bueno Zonta (18 anos) e Karoline Paula Coletti Gomes (17 anos) – todas do curso técnico integrado em Informática, com a orientação do Professor do IFSC de Chapecó, Marcos Virgílio, e mentoria da Estudante da Universidade de Brasília, Sara Lima.
As alunas Chapecoenses desenvolveram, durante os meses de abril a outubro, um protótipo da plataforma Arduíno para inclusão de pessoas com deficiência visual ou baixa visão.
O Arduíno é uma plataforma de código aberto para desenvolvimento de projetos eletrônicos. Com o projeto das estudantes, a intenção é que quem tenha deficiência visual também possa aprender e praticar conceitos de eletrônica, automação e internet das coisas. A plataforma foi testada junto ao público da Adevosc Chapecó e segundo o professor Marcos Virgílio, o Programa vai para Brasília aprovado pelo público.
O programa Power4Girls conta com a implementação do Instituto Gloria, que tem como foco o combate à violência de gênero, da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, o apoio institucional do CONIF (Conselho Nacional de Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) e inclui também a parceria de várias outras instituições do setor privado
O Power4Girls tem foco no empoderamento feminino por meio de estratégias voltadas para o empreendedorismo, inovação, criatividade e liderança.
A iniciativa é voltada para alunas de instituições da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de todo o país que buscam, de forma criativa, solucionar um problema/questão na área de acessibilidade e inclusão.
As estudantes chapecoenses também participaram, ao longo de 2023, de mentorias, oficinas, webinar e treinamentos.
Ao todo no período de 05 a 08 de outubro, 20 equipes de estudantes de todo o Brasil participam, em Brasília, de uma feira de inovação focada na apresentação dos protótipos desenvolvidos, apresentações em formato de pitch do trabalho final e conclusão do programa.
Neste momento será feita a avaliação final do programa, entrega dos prêmios para os projetos mais bem avaliados, assim como a cerimônia de encerramento do Power4Girls.

LEIA TAMBÉM  Motociclista Lurrique Ferrari morre em apresentação no Beto Carrero World

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

TCE revela que 33% das internações em UTIs de SC ultrapassam prazo crítico

Um relatório do Tribunal de Contas de Santa Catarina expõe graves falhas no sistema...

Chuva intensa causa danos estruturais graves no bairro Efapi em Chapecó

Uma forte precipitação nas primeiras horas desta terça-feira (2) causou danos estruturais significativos no...

De recuperação judicial à elite do Futebol Brasileiro

Após chegar à beira da falência em 2021, a Chapecoense concluiu um profundo processo...