domingo, 19 maio, 2024

Defesa Civil divulga nota Hidrometeorológica para os próximos três dias

Compartilhe essa notícia:

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram colaboram nesta Nota Hidrometeorológica para informar as condições esperadas para os dias 11, 12  e 13 de outubro de 2023. 

A última semana foi marcada por dois períodos de chuva volumosa no estado: o primeiro entre terça (03) e quarta-feira (04) e o segundo entre sábado (07) e domingo (08). Ao longo destes dias, a precipitação ficou acima de 300 mm em algumas cidades do Meio-Oeste e do Vale do Itajaí, segundo estações de monitoramento da Secretaria da Proteção da Defesa Civil de Santa Catarina e Epagri/Ciram. Houve registro de alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais, que ainda persistem em algumas cidades de Santa Catarina.

Na quarta (11) e na quinta-feira (12), uma nova frente fria deixa o tempo instável em todo o estado. A chuva começa pelo Grande Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, entre a manhã e a tarde desta quarta-feira (11), avançando para as demais regiões no decorrer do dia. A chuva ocorre de forma persistente e abrangente ao longo da quinta-feira (12) em todas as regiões. Há condições para temporais no estado, entre o final da manhã de quarta (11) e manhã de quinta-feira (12), principalmente entre o Grande Oeste e o norte catarinense, com chuva pontualmente intensa, descargas elétricas, vendaval e queda de granizo. Os acumulados de precipitação variam de 70 a 100 mm em média nas regiões Oeste, Meio-Oeste, Planaltos, em todo o Vale do Itajaí e regiões litorâneas, com pontuais que ultrapassam os 100 mm. No Extremo Oeste os volumes acumulados variam de 40 a 70 mm. O risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos e danos à rede elétrica. 

Na sexta-feira (13), a frente fria se afasta e a chuva perde força gradualmente, mas ainda ocorre com fraca intensidade na faixa leste e norte do estado. 

SITUAÇÃO E PREVISÃO HIDROLÓGICA

As chuvas ocorridas durante o final de semana fizeram com que os níveis dos rios catarinenses aumentassem, atingindo níveis de emergência, nas Bacias Hidrográficas do Rio Itajaí, Rio Negro, Rio Canoas, e Rio das Antas. Nesta quarta-feira (11) diversos pontos ainda se encontram em níveis de emergência, como na bacia hidrográfica do Vale do Itajaí e nos Planaltos. 

Devido a previsão de chuvas intensas e volumosas, o risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e inundações. A seguir, destacamos as principais áreas atingidas neste evento.

Vale do Itajaí: o risco é muito alto para inundações, alagamentos e enxurradas.

Extremo Oeste e Oeste: o risco é alto para ocorrências de alagamentos e enxurradas. Nas regiões de divisa com o Rio Uruguai o risco é alto para inundação gradual, devido aos acumulados de chuva na Bacia do Rio Uruguai.

Meio Oeste: o risco é alto para alagamentos, enxurradas e inundações, com destaque para a Bacia do Rio do Peixe, podendo atingir níveis de Alerta.

Planalto Sul: o risco é muito alto para ocorrências de alagamentos, enxurradas e inundações. 

Litoral Sul: o risco é alto para inundações graduais. Vale destacar atenção para as áreas de cabeceira, onde os níveis apresentam resposta mais rápida.

Grande Florianópolis: o risco é muito alto para enxurradas e alagamentos devido a resposta rápida dos rios Tijucas e Cubatão.

Planalto Norte: o risco é muito alto para ocorrências de alagamentos, enxurradas e inundações nas bacias da região, onde os níveis dos rios apresentam resposta mais lenta, mas já se encontram em níveis de emergência. 

Litoral Norte: o risco é alto para alagamentos e enxurradas.

O mês de outubro normalmente já é mais chuvoso em comparação aos meses de inverno. Como destacado na previsão climática elaborada em consenso entre UFSC, IFSC, EPAGRI/CIRAM, AlertaBlu e Defesa Civil de SC no Fórum Climático Catarinense, neste ano a influência do fenômeno El Niño favorece a ocorrência de chuvas mais frequentes e intensas no estado.  São previstos volumes de chuva acima da média, com chuvas intensas intercaladas com períodos de melhoria.

É importante ressaltar que as previsões do tempo podem sofrer alterações, assim como a situação hidrológica, que devem ser acompanhadas diariamente. Os órgãos seguem em monitoramento constante das condições meteorológicas e hidrológicas no estado de Santa Catarina e recomendamos sempre acompanhar diariamente a previsão do tempo e os avisos e alertas emitidos por fontes oficiais.

 

 

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Vítimas da tragédia em Brumadinho autorizam repasse de R$ 2,2 mi ao RS

Parte dos recursos pagos pela mineradora Vale a título de indenização pelo dano moral...

Falta de auditores fiscais poderá provocar crise

Levantamento da entidade mostra que SC é o estado que tem maior quantidade de...

Balcão de Empregos tem 755 vagas disponíveis

O Balcão de Municipal de Empregos de Chapecó tem 755 vagas disponíveis, em 271...

Inscrições  para o Enem  abrem no dia 27

 O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi divulgado na segunda-feira...
error: Este conteúdo é protegido !!