Cerca de 200 pessoas estão trabalhando na segurança da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (Efapi). O coordenador de segurança pública da feira, Márcio Bueno, destacou também o uso de tecnologia de ponta no evento.
“Temos três drones, sendo que um deles com reconhecimento facial, que pode até localizar uma criança perdida com base em uma foto. Além disso temos 140 câmeras de monitoramento sendo 14 com reconhecimento facial. A Efapi nunca esteve tão segura”, disse Bueno.
O Diretor de Segurança Pública de Chapecó, Clovis Ari Leuze, disse que inclusive tem uma lista de criminosos ou contraventores, que podem ser identificados caso cheguem no parque.
“O objetivo é dar mais segurança para a população que vem ao parque. Mesmo assim nós orientamos para as pessoas tomem algumas medidas de precaução, como não deixar objetos de valor à vista nos veículos, evitar acessórios caros como relógios, cuidar o celular e manter a bolsa próximo ao corpo”, ex
Além da vigilância privada e dos vigias da Prefeitura, estão presentes no Parque Valmor Ernesto Lunardi as seguintes forças de segurança: Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Federal, Polícia Penal, SAER-FRON e Bombeiros. Bueno e Leuze destacaram a união das forças de segurança em benefício da população.
Leuze, que também cuida do estacionamento, orientou a população para que otimize a vinda ao parque, dando ou pedindo carona para um vizinho ou amigo, ou então utilizando transporte público ou por aplicativo. Essa é uma medida que colabora com o tráfego.