domingo, 14 dezembro, 2025

Meteorologia emite alerta vermelho para SC

Compartilhe essa notícia:


A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu Alerta Vermelho para frio intenso em todo o estado. Após a passagem de uma frente fria, prevista entre a tarde de domingo (22) e a segunda-feira (23), uma intensa massa de ar seco e frio, de origem polar, avança sobre o Sul do Brasil, provocando uma acentuada queda nas temperaturas e favorecendo a sensação de frio intenso a partir da tarde de segunda e, principalmente, nas madrugadas de terça (24) e quarta-feira (25).

As temperaturas mínimas devem atingir valores negativos no Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí, com registros que podem chegar a -5°C nas áreas mais altas. No Litoral e no Médio e Baixo Vale do Itajaí, as mínimas variam entre 4°C e 10°C. O cenário é de risco alto a muito alto para desconforto térmico, hipotermia, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e até congelamento de pistas nas áreas mais suscetíveis.

Além do frio intenso, existe uma pequena chance de precipitação invernal, como neve e chuva congelada, especialmente entre a noite de segunda (23) e a manhã de terça-feira (24), em áreas de maior altitude. Isso ocorre devido à combinação entre a umidade da frente fria e a entrada da intensa massa de ar polar.

Outro fator que exige atenção é a formação de geada intensa e ampla nas madrugadas de terça (24) e quarta-feira (25), que pode impactar setores como agricultura, transporte e saúde.

O frio também vem acompanhado de vento forte no litoral. A atuação de um ciclone extratropical em alto mar intensifica os ventos de direção sul entre segunda (23) e terça-feira (24), provocando agitação marítima, com ondas de 2,5 a 3 metros e picos que podem chegar a 3,5 metros. O risco é moderado para atividades como pesca, navegação e esportes náuticos.

LEIA TAMBÉM  Santa Catarina pode ser atingida por ciclone com ventos acima de 100 km/h e chuva intensa

A Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina segue monitorando as condições e alerta que a população adote medidas de proteção, como o cuidado com pessoas em situação de vulnerabilidade, animais e a correta utilização de aquecedores.

Em caso de emergência, acione a Proteção e Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. Receba os alertas da Defesa Civil direto no seu celular. Envie seu CEP por SMS para 40199.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Colisão entre dois carros deixa dois feridos no bairro Universitário em Chapecó

Uma colisão entre dois automóveis na Rua Araguaia, bairro Universitário, deixou duas pessoas feridas...

SC aprova lei que pune indivíduos por violência em eventos esportivos

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou uma nova legislação para combater a...

Sitran completa 30 anos de história

Entidade criada para prestar serviços que auxiliem o transportador e ofereçam perenidade nos negócios,...

Guarda Municipal prende homem com mandado ativo durante abordagem de trânsito

A Guarda Municipal de Chapecó prendeu um homem de 45 anos com mandado de...