quinta-feira, 21 maio, 2026

Desfile marca os 107 anos de Chapecó

Compartilhe essa notícia:

Neste domingo (25) Chapecó completa 107 anos de emancipação político-administrativa com um desfile representando 30 entidades e organizações, na avenida Getúlio Vargas.

Cerca de cinco mil pessoas prestigiaram o evento, sendo que mais de mil desfilaram durante uma hora e meia. O aposentado Saturnino Mendes de Oliveira chegou na avenida 45 minutos antes da abertura, para garantir um bom lugar para assistir. Ele 75 anos e como muitos moradores de Chapecó, veio do Rio Grande do Sul, de Nonoai, em 1983. Trabalhou em frigorífico e com jardinagem.

“Chapecó é um lugar bom de viver. Gosto de assistir ao desfile e neste ano meu filho também desfilou a cavalo, mostrando a cultura gaúcha que tem grande influência em Chapecó” disse Saturnino.

Mas Chapecó também é formada por pessoas de muitos estados e países. O médico mineiro Orlando Neves e a professora baiana Jaqueline Neves vieram para Chapecó em 2019, pelas oportunidades de trabalho e educação para os filhos.

“Aqui é uma cidade organizada, com boas escolas e oportunidade de trabalho. Viemos para o desfile para acompanharmos as manifestações culturais e também para assistir aos filhos Joshua e Elis que participam da banda Desbravadores, do Colégio Adventista”, disse Orlando.
Os indígenas kaigang da Aldeia Kondá abriram o desfile, no bloco das etnias.

“É importante para nós, que fomos os primeiros moradores da região, essa valorização no desfile, para podermos mostrar a nossa cultura e sua importância para a formação de Chapecó”, disse o cacique Efésio Siqueira.

Autoridades civis e militares acompanham o ato. O prefeito João Rodrigues destacou que o desfile é importante para lembrar dos pioneiros e de todos que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento e a segurança de Chapecó.

A vereadora Sueli Suttili falou em nome do Legislativo e lembrou que Chapecó é referência nacional e até internacional em algumas áreas.
Também desfilaram as Forças de Segurança, Capelania, grupos de carros antigos, motociclistas e as bandas do programa Viver/Marechal Bormann e Desbravadores. Os cavalarianos do Bate Casco e a tocha crioula encerraram o desfile.

ORDEM DO DESFILE:

1 – Indígenas
2- Alemães
3- Associação Haitianos
4- Grupo t
5- Ass. Carlos Velho Taekondo
6- Banda Desbravadores
7- Capelania
8- GMC
9- Defesa Civil
10- Polícia Civil
11- Polícia Militar
12- Polícia Militar Ambiental
13- Polícia Militar Rodoviária
14- Corpo de Bombeiros
15- SAER
16- DEASE
17- Polícia Penal
18- Polícia Federal
19- Polícia Científica
20- Banda Programa Viver / Marechal
21- Amigos da Rodagem
22- Fusca Clube
23- Opala Clube
24- Caravan Oeste Club
25- Veteran Car
26- Old West Air Cooled
27- Motociclista Solidário
28- Estradeiros do Rock
29- Caça Lama
30- Bate Casco Cavalgada / Tocha

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Projeto Mata Ciliar avança para 42 novas famílias e protege 16 hectares no Oeste de SC

Resumo: Com a entrega de materiais a 42 novas famílias, o Projeto Mata Ciliar...

Vacimóvel leva vacinação a pontos de Chapecó neste fim de semana

Resumo: A Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove mais...

Justiça prende homem condenado por furto em Xaxim

Resumo: A Polícia Civil de Santa Catarina cumpriu, na tarde de quarta-feira (13), mandado...

Adolescente é apreendido e internado por 180 dias após mandado de prisão

Resumo: A Polícia Militar de Santa Catarina cumpriu, na tarde desta quinta-feira (21), um...