terça-feira, 8 julho, 2025

Chapecó vai multar quem comercializar fogos de artifício

Compartilhe essa notícia:

Foi discutido e aprovado em segunda votação na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Chapecó, realizada no dia 28 de fevereiro (sexta-feira), o Projeto de Lei Orgânica Nº17, de autoria do vereador, Wilson Cidrão (Republicanos). A matéria altera dispositivos da Lei Municipal Nº 7.584, de 15 de dezembro de 2021, que dispõe sobre o uso de artigos pirotécnicos no Município.

A proposição aprovada prevê penalidade com multa diária para quem comercializar fogos de artifício que causem poluição sonora, com estouros ou estampidos. O manuseio, a utilização, a queima e a soltura já eram proibidos pela presente Lei. Segue o texto proposto no Projeto de origem do Legislativo, já encaminhado ao Poder Executivo para apreciação:

Art. 1º Inclua-se o Parágrafo único no artigo 2º da Lei nº 7.584 de 15 de dezembro de 2021 que passa a vigorar com a seguinte redação:

Art. 2º […] Parágrafo único: Incorre na mesma penalidade com multa diária correspondente a 10 (dez) vezes o valor da multa para pessoas físicas àquele que comercializar os produtos descritos no artigo 1º desta Lei.

Art. 2º altera-se o artigo 1º da Lei nº 7.584 de 15 de dezembro de 2021, que passa a vigorar com a seguinte redação: Art. 1º Ficam proibidos, em todo o Município de Chapecó, em ambientes públicos ou privados, abertos ou fechados, o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampido, foguetes, foguetes de tiros, os morteiros e as baterias de tiro, foguetes de Vara Treme Terra, entre outros que causem poluição sonora, com estouros ou estampidos.
§ 1º Excetuam-se desta proibição apenas os fogos de artifício chamados “fogos de vista” ou artefatos pirotécnicos ou fogos de artifício com efeitos visuais coloridos, silenciosos ou de baixo ruído.
§ 2º Só será permitida a soltura dos fogos descritos no Parágrafo 1º no horário compreendido entre 07h às 22h, com exceção da ocasião de festividades e de eventos realizados pelo Município.” _

LEIA TAMBÉM  Vaccaro Urbanismo reforça time de profissionais com novas contratações e anuncia mais 10 vagas

Segundo o vereador Wilson Cidrão, o Projeto de Lei atende a um clamor da sociedade. “É um reflexo do que a população anseia e a repercussão tem sido positiva. Basicamente, é o respeito ao direito individual de não ser incomodado. A relevância já se demonstrou quando aprovamos e alteramos a lei que proibia a soltura desses materiais. E tínhamos um relato da comunidade de que ela não era efetiva. Como se permite um produto ser comercializado e não manuseado?”, contextualizou o parlamentar.

Cidrão ainda defendeu que a aplicação de multa a quem comercializa fogos de artifício com estampido se justifica, além das razões de saúde pública, segurança e proteção ambiental, como uma medida de conscientização voltada à proteção de grupos vulneráveis, como idosos, pessoas com deficiência e animais. “Dessa forma, além de garantir a segurança e a saúde da população em geral, a aplicação dessa multa serve também como um instrumento educativo e de conscientização para que todos possam reconhecer a importância de respeitar as necessidades e direitos dos idosos, das pessoas com deficiência e dos animais, criando uma sociedade mais sensível e empática”, concluiu o vereador.

O projeto foi encaminhado ao Executivo Municipal e aguarda manifestação.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Dilma: desenvolvimento deve ser sustentável, inclusivo e justo

Ao participar da cerimônia de 10 anos do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na...

Entenda proposta de acordo do INSS para devolução de descontos ilegais

A Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou nesta quarta-feira (2) ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma proposta...

AGU vai ao STF para reverter derrubada de decreto do IOF

A Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou nesta terça-feira (1º) ação junto ao Supremo Tribunal...

Fluminense encara Chelsea por vaga na final do Mundial de Clubes hoje

Único time brasileiro nas semifinais do Mundial de Clubes da Fifa, nos Estados Unidos,...
error: Este conteúdo é protegido !!