Que história poderia se estender por 800 capítulos e com a promessa que vem mais? Veja depoimentos de personagens que acompanham a história da Folha Desbravador
Assim é a Folha Desbravador que hoje completa 800 edições. Em cada uma delas, um pouco de história documentada que poderia passar despercebida se não houvesse a apuração do fato e a publicação. Esta é a rotina da então Folha do Bairro desde 13 de dezembro de 2003, quando circulou a primeira edição do impresso.
Mais que documentar a história, é se propor a ajudar a construí-la e a Folha Desbravador orgulha-se de ter acompanhado e até mesmo pautado o crescimento e o desenvolvimento da região da Grande Efapi e até mesmo de Chapecó e região.
Nestes 21 anos e quatro meses, a história foi sendo composta em cada página e em cada edição. Paralelo a isso, o avanço da tecnologia propôs uma nova dinâmica à comunicação. Se antes era preciso esperar uma semana, quinze dias ou até mesmo um mês para saber do que era notícia, a internet deu imediatismo da captação à divulgação.
O jornal impresso fica com a incumbência de uma apuração mais aprofundada e conteúdo exclusivo, o que lhe confere um teor documental físico.
Como forma de resgatar esta história, a Folha Desbravador ouviu alguns dos personagens que constroem cada capítulo.
“Como morador, acompanho o trabalho desde 2011, no tempo da Folha do Bairro e vejo que o jornal exerce um papel muito importante na defesa dos interesses especialmente da Grande Efapi, mas também de Chapecó. Normalmente são temas que a população não ficaria sabendo se não fosse o trabalho do jornal. Para eu a maior marca do jornal e o tratamento local de situações que acontecem, como o caso das eleições, com a votação de cada candidato no bairro Efapi. Como cliente, eu não abro mão de ter a marca no jornal por causa da credibilidade que o jornal tem. Também vejo que os fatos do dia a dia recebem atenção especial e imediata através do site, de onde recebo as notícias várias vezes ao dia. De um modo geral, acredito que nossa empresa, o bairro e a Folha Desbravador cresceram juntos”,

“Como morador, acompanho o trabalho desde 2011, no tempo da Folha do Bairro e vejo que o jornal exerce um papel muito importante na defesa dos interesses especialmente da Grande Efapi, mas também de Chapecó. Normalmente são temas que a população não ficaria sabendo se não fosse o trabalho do jornal. Para eu a maior marca do jornal e o tratamento local de situações que acontecem, como o caso das eleições, com a votação de cada candidato no bairro Efapi. Como cliente, eu não abro mão de ter a marca no jornal por causa da credibilidade que o jornal tem. Também vejo que os fatos do dia a dia recebem atenção especial e imediata através do site, de onde recebo as notícias várias vezes ao dia. De um modo geral, acredito que nossa empresa, o bairro e a Folha Desbravador cresceram juntos”.
Marcio Berlet – leitor e anunciante.

“Eu fico até ansiada para receber o jornal toda sexta de manhã cedo. Eu leio e assino há mais de 10 anos e receber o jornal com as notícias da semana, virou rotina para o meu dia a dia. É pelo jornal que a gente fica sabendo do que acontece no bairro, da atividade dos times, das plantas medicinais e de tudo o que está acontecendo pelo bairro e até mesmo pela cidade. A reportagem que mais me marcou foi aquela publicada em março deste ano, sobre o Dia da Mulher. A história daquela senhora me representou porque vi nela um pouco da minha história e das mães de antigamente”.
Lorena Gutieres, leitora

“Quero parabenizar o Folha Desbravador pela marca de 800 edições do jornal, que há 21 anos leva informações para a população, principalmente no bairro Efapi. Surgiu de uma iniciativa empreendedora, que viu a demanda e a oportunidade, apostando no crescimento da Grande Efapi. A longevidade do veículo de comunicação é fruto de um trabalho sério e profissional. O Folha Desbravador tem acompanhado os investimentos que estamos fazendo para melhorar o bairro, que passam de R$ 200 milhões nos últimos cinco anos, com destaque para o Centro Multiuso do Thiago, novos pavilhões no Parque de Exposições, o novo Centro Integrado de Saúde, CEIM Mário Lanznaster, Elevado, Escola de Inovação e Tecnologia, entre outras dezenas de obras. O jornal e o portal também têm levado informações de serviços que prestamos, por meio da nossa Superintendência. Com investimento da Prefeitura e informação de qualidade, nossa cidade cresce de maneira acelerada.”
João Rodrigues, prefeito de Chapecó

“A Folha Desbravador é o jornal de maior circulação aqui em Guatambu e este trabalho já vem de muito tempo. A Folha está presente mostrando as demandas e necessidades de Guatambu e é importante que a nossa gente tenha este meio de comunicação como por exemplo os problemas no abastecimento de água na cidade de Guatambu e a cobrança feita à Casan. Além deste tempo todo, deste momento importante, é preciso destacar também a qualidade e o compromisso com que a Folha é conduzida e assim contribui para que os serviços ao cidadão sejam melhorados a cada dia.
Luiz André Sperotto – Prefeito de Guatambu

“A Folha do Bairro foi o início do desenvolvimento da região Efapi. Lembro bem de como era o bairro quando o jornal começou. Falta de água, postos de saúde, escolas e ruas sem asfalto. As lideranças foram cobrando estas estruturas e o jornal deu espaço e visibilidade para estas demandas. As lideranças passaram a ter a quem recorrer porque até então não tinham esta força. Ainda há muito para avançar, mas o bairro evoluiu muito e a maior parte desta evolução nós devemos à presença da Folha, um jornal identificado com as causas da nossa gente. Tenho muito vivo na minha memória toda a cobrança por água no loteamento Zanrosso, dos momentos que tivemos até mesmo embates com órgãos públicos e o jornal estava lá, fotografando e documentando. E como consequência, o abastecimento de água melhorou significativamente e hoje, apesar de algumas falhas, atende às nossas necessidades. O jornal é uma grande parceria que temos.
Sadi de Souza, leitor

“Eu assino a Folha Desbravador desde o começo, nas primeiras edições, quando ainda era a Folha do Bairro. Sou um dos primeiros assinantes e pretendo continuar com esta parceria. Tem uma postura propositiva e não faz críticas destrutivas. Sempre apoia iniciativas da comunidade e dos empresários e instituições da Grande Efapi. Ao longo desta história teve muitas reportagens que me chamaram a atenção, mas a mais marcante foi da menina Vitória, da Linha das Palmeiras, que desencadeou uma ajuda dos empresários e comunidade para ela”.
Jayme Bordignonn – Empresário e vice-presidente da Chapecoense

A Folha Desbravador desempenha um papel fundamental na região do Efapi, em Chapecó, sendo um veículo de comunicação que informa com responsabilidade, transparência e compromisso com a comunidade. O 2º Batalhão de Polícia Militar parabeniza o jornal pela conquista da 800ª edição, reconhecendo sua relevância na construção de uma sociedade bem informada e valorizando seu esforço contínuo em retratar o cotidiano do município com seriedade e dedicação.
Major Rafael Antônio Silva – Comandante do segundo Batalhão de Polícia Militar de Chapecó
