Sinduscon reforça ações e medidas de segurança em obras de Chapecó

Compartilhe essa notícia:

A entidade lamenta acidentes recentes ocorridos na construção civil no município

Os acidentes recentes na construção civil em Chapecó reacenderam a discussão sobre a segurança nos canteiros de obras. A questão é uma das principais preocupações do Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste (Sinduscon Oeste), que reiterou as ações desenvolvidas pela entidade para prevenir acidentes no setor.

O presidente do Sinduscon Oeste, Lírio Sanagiotto, lamentou as fatalidades e enfatizou que as ocorrências não envolveram empresas associadas à entidade. “É muito triste ver esses acidentes, especialmente porque poderiam ter sido evitados. Por isso, reforça a importância de as empresas buscarem aperfeiçoamentos, treinamentos e práticas de segurança”, afirmou Sanagiotto.

O Sinduscon Oeste promove uma série de iniciativas voltadas à prevenção de acidentes, incluindo seminários, palestras, treinamentos, além de orientar as mais de 80 empresas associadas. Entre as ações recentes, Sanagiotto destacou o II Workshop sobre Segurança e Saúde no Trabalho, realizado em abril deste ano, e a criação de um sistema de ouvidoria, lançado no ano passado, que utiliza QR Code em placas de obras para facilitar a comunicação entre a comunidade e as construtoras.

“Com o sistema de QR Code, qualquer pessoa pode entrar em contato diretamente com a empresa responsável pela obra para trazer sugestões e fazer reclamações ou até mesmo denúncias”, explicou Sanagiotto, enfatizando que o Sindicato está sempre em busca de aprimorar a segurança nos canteiros de obras.

O presidente também ressaltou que o sindicato dispõe de serviços de assessoria de segurança do trabalho, que desenvolve em conjunto com os profissionais de segurança das empresas associadas mensalmente, treinamentos voltados à prevenção de acidentes. “Cada perda de vida indica uma falha que precisa ser corrigida. Nosso compromisso é continuar aperfeiçoando as medidas de segurança”, acrescentou.

LEIA TAMBÉM  Lei sancionada em Chapecó garante atendimento prioritário na saúde para cuidadores de pessoas com deficiência e TEA

Foco na prevenção

Ana Andreia Miglioranza Strassburger, engenheira de segurança do Sinduscon Oeste, destacou que o sindicato oferece uma série de serviços e suporte às empresas associadas, com foco especial na prevenção de acidentes. “As empresas filiadas têm à disposição uma gama de recursos e podem buscar orientações a qualquer momento”, afirmou Ana Andreia.

Ela destacou que muitas empresas e trabalhadores recorrem ao Sinduscon para tirar dúvidas e receber orientações. “É essencial que as empresas busquem aperfeiçoamento e os apliquem nas obras, pois acreditamos que muitos acidentes podem ser evitados com essas medidas. Será realizado um trabalho de orientação e prevenção direcionado ao setor de pré-moldados, onde ocorreram os acidentes recentes”, concluiu a engenheira.

Para finalizar, a engenheira de segurança comentou que a entidade segue empenhada em fortalecer a cultura de segurança nas obras da região, visando evitar novos acidentes e garantir condições mais seguras para os trabalhadores.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Frente fria traz chuva e risco de temporais a Chapecó neste fim de semana

Sábado (11) tem alerta para chuva intensa, ventos de até 100 km/h e granizo....

PMRv apreende 114 frascos de anabolizantes e cosméticos sem documentação em ônibus no Oeste de SC

Abordagem ocorreu na SC-155, em Bom Jesus, durante fiscalização de transporte coletivo. Mercadorias de...

Quatro em cada dez brasileiros nunca ouviram falar em economia circular, aponta pesquisa

Levantamento do Movimento Plástico Transforma mostra que 57% conhecem o tema, mas de forma...

Ao lado do maior polo de tecnologia do país, comunidade do Pilar vive exclusão digital

Moradores do Recife Antigo não têm internet de qualidade para estudar e trabalhar, enquanto...