terça-feira, 9 dezembro, 2025

Sinduscon reforça ações e medidas de segurança em obras de Chapecó

Compartilhe essa notícia:

A entidade lamenta acidentes recentes ocorridos na construção civil no município

Os acidentes recentes na construção civil em Chapecó reacenderam a discussão sobre a segurança nos canteiros de obras. A questão é uma das principais preocupações do Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste (Sinduscon Oeste), que reiterou as ações desenvolvidas pela entidade para prevenir acidentes no setor.

O presidente do Sinduscon Oeste, Lírio Sanagiotto, lamentou as fatalidades e enfatizou que as ocorrências não envolveram empresas associadas à entidade. “É muito triste ver esses acidentes, especialmente porque poderiam ter sido evitados. Por isso, reforça a importância de as empresas buscarem aperfeiçoamentos, treinamentos e práticas de segurança”, afirmou Sanagiotto.

O Sinduscon Oeste promove uma série de iniciativas voltadas à prevenção de acidentes, incluindo seminários, palestras, treinamentos, além de orientar as mais de 80 empresas associadas. Entre as ações recentes, Sanagiotto destacou o II Workshop sobre Segurança e Saúde no Trabalho, realizado em abril deste ano, e a criação de um sistema de ouvidoria, lançado no ano passado, que utiliza QR Code em placas de obras para facilitar a comunicação entre a comunidade e as construtoras.

“Com o sistema de QR Code, qualquer pessoa pode entrar em contato diretamente com a empresa responsável pela obra para trazer sugestões e fazer reclamações ou até mesmo denúncias”, explicou Sanagiotto, enfatizando que o Sindicato está sempre em busca de aprimorar a segurança nos canteiros de obras.

O presidente também ressaltou que o sindicato dispõe de serviços de assessoria de segurança do trabalho, que desenvolve em conjunto com os profissionais de segurança das empresas associadas mensalmente, treinamentos voltados à prevenção de acidentes. “Cada perda de vida indica uma falha que precisa ser corrigida. Nosso compromisso é continuar aperfeiçoando as medidas de segurança”, acrescentou.

LEIA TAMBÉM  Câmara aprova Lei Orçamentária Anual do Município para 2026

Foco na prevenção

Ana Andreia Miglioranza Strassburger, engenheira de segurança do Sinduscon Oeste, destacou que o sindicato oferece uma série de serviços e suporte às empresas associadas, com foco especial na prevenção de acidentes. “As empresas filiadas têm à disposição uma gama de recursos e podem buscar orientações a qualquer momento”, afirmou Ana Andreia.

Ela destacou que muitas empresas e trabalhadores recorrem ao Sinduscon para tirar dúvidas e receber orientações. “É essencial que as empresas busquem aperfeiçoamento e os apliquem nas obras, pois acreditamos que muitos acidentes podem ser evitados com essas medidas. Será realizado um trabalho de orientação e prevenção direcionado ao setor de pré-moldados, onde ocorreram os acidentes recentes”, concluiu a engenheira.

Para finalizar, a engenheira de segurança comentou que a entidade segue empenhada em fortalecer a cultura de segurança nas obras da região, visando evitar novos acidentes e garantir condições mais seguras para os trabalhadores.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Câmara aprova isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos de fabricação

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (2) a Proposta de Emenda à Constituição...

Homem foragido por tráfico é recapturado em Guatambú e levado a Chapecó

Um homem de 29 anos, foragido da justiça por tráfico de drogas, foi recapturado...

Chapecoense empresta goleiro Gabriel Werner ao Ypiranga e volante PH ao Sergipe

A Chapecoense oficializou nesta semana o empréstimo de dois atletas formados em suas categorias...

Polícia Civil prende suposto coordenador de tráfico por tele-entrega em Chapecó

A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu, na tarde da última terça-feira (3), um...