quarta-feira, 2 julho, 2025

Horto Botânico atende mais de 200 espaços públicos

Compartilhe essa notícia:

As equipes do Horto Botânico de Chapecó, mantido pela Prefeitura, começaram nesta semana a semear as flores para a estação de inverno, de espécies como boca-de-leão, amor-perfeito e petúnias. De acordo com a coordenadora do Horto, Valdaíra Foschiera, mais de 200 espaços recebem as mudas do local, que no ano passado produziu 262 mil mudas.

São 120 praças e parques, 70 rotatórias e prédios da Prefeitura e Secretarias. O Horto também fornece mudas para as Superintendências do Bormann e Efapi. Além disso, cerca de 20 mil mudas foram destinadas para os Centros de Educação Infantil e Escolas Básicas Municipais.

“Nós produzimos chás, condimentos e plantas medicinais que abastecem as escolas, sendo que mutias delas tem sua própria horta. Também fornecemos flores para os jardins das unidades educacionais municipais”, disse Valdaíra.

A gerente da Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria, Margarete Farezin, destaca a implantação de uma horta de plantas medicinais no Ecoparque.

O secretário Luiz Paulo Carraro lembra que o horto também abastece as flores dos vasos e canteiros da Avenida Getúlio Vargas. São 70 vasos somente na avenida.

Atualmente os espaços contam com as espécies de verão, como amor-perfeito de verão, celósia, tagete, gerânio, perpétua, coléus e sálvias vermelhas e azuis. A partir de abril elas começam a ser substituídas pelas flores de inverno.

Mas além das flores, chás e plantas medicinais, o horto produz também plantas ornamentais, como a palmeira imperial, e mudas de árvores, principalmente nativas, como guajuvira, ipê, sibipiruna, canafístula, pau-ferro e tipuana.

O prefeito João Rodrigues, que elogiou o trabalho de paisagismo durante a Efapi 2023, solicitou ao horto o plantio de mudas de árvores no canteiro do prolongamento Sul da Avenida Getúlio Vargas, que será inaugurado em breve. Lá serão colocados ipês, guajuviras e cerejeiras ornamentais.

LEIA TAMBÉM  Derrota com gol aos 49 do segundo tempo

Toda essa produção é feita com uma equipe de apenas nove pessoas, contanto servidores efetivos, terceirizados e bolsistas do programa Frentes de Trabalho. Para 2024 a meta é passar novamente das 200 mil mudas. Lembrando que não é feita a venda para particulares. Toda a produção é para os espaços públicos do Município ou, em alguns casos, doações para espaços comunitários. É mais um serviço da Prefeitura que traz economia para os cofres públicos, que não precisa comprar as mudas, além de deixar a cidade mais bonita.

PRODUÇÃO HORTO BOTÂNICO DE CHAPECÓ EM 2023

FLORES DE ESTAÇÃO: 120.000 mudas

CONFECÇÃO DE ESTACAS: 70.000 mudas

PLANTAS MEDICINAIS: 5.000mudas                                    

PLANTAS ORNAMENTAIS: 65.000 mudas

ENVASAMENTO DE ÁRVORES: 2.000 mudas

TOTAL: 262.000 mudas

SAÍDAS DE MUDAS DO HORTO BOTÂNICO EM 2023

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ESCOLAS MUNICIPAIS: 20.000 mudas

RÓTULAS E CANTEIROS: 80.000 mudas

PLANTAS EXISTENTES NAS ESTUFAS E CANTEIROS

ÁRVORES: 5.600 mudas grandes (mais de 2 metros de altura); 1.000 mudas de Ipê-Branco (15 cm de altura)

FLORES DE ESTAÇÃO: 20.000 mudas

FORRAÇÕES: 3.000 mudas

PLANTAS ORNAMENTAIS: 40.000 mudas

Coléus, Gerânios, Hortênsias, Moréias, Azaléias, Lavandas, Lantanas, Sumpatiens, Trapoeraba, Marantas, Acalifas, Dracenas, Alamandas, Confetis, Lutiela, Irisine, Érica, entre outras.

SUCULENTAS: 1.000 mudas

CHÁS E CONDIMENTOS: 3.000 mudas

TOTAL:73.600 mudas

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

UFFS abre 98 vagas em Processo Seletivo Simplificado para o Campus Chapecó

Foi aberto nesta quarta-feira, 25 de junho, o período de inscrições para o Processo...

Big Techs na mira: STF decide que redes respondem por postagens de usuários

Por 8 votos a 3, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (26) que...

Supersalários no Judiciário crescem 49,3% em 2024, mostra estudo

Os gastos do Judiciário com salários acima do limite constitucional aumentaram 49,3% entre 2023...

Vacina brasileira contra dengue deve estar disponível no início de 2026

A aprovação da vacina da dengue - produzida pelo Instituto Butantan - segue sob análise na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em Brasília
error: Este conteúdo é protegido !!