O projeto Mentes Digitais-Geração Desbravalley foi apresentado pelo prefeito de Chapecó, João Rodrigues durante a Feira Desbravalley, que está sendo realizada de quarta-feira (30) a domingo (3), no Parque de Exposições Dr Valmor Ernesto Lunardi.
“Este projeto é um modelo para Santa Catarina e para o Brasil, com oferta de aulas gratuitas de inovação e tecnologia para alunos da rede pública. As aulas já iniciaram no Centro de Tecnologia, Inovação, Educação e Esporte do bairro Esplanada e serão ampliadas para outros centros multiuso que estamos construíndo, no Loteamento Thiago e no bairro Santo Antônio”, disse o prefeito.
De acordo com o coordenador do projeto e diretor de Desenvolvimento Econômico do Município, Márcio da Paixão Rodrigues, o projeto piloto contempla sete turmas de 15 alunos cada. São duas turmas de robótica, duas de Informática I, duas de Informática II e uma de altas habilidades. As turmas são divididas em idades de 9 a 18 anos e, os alunos mais velhos, já são capacitados para ingressar no mercado de trabalho.
O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Chapecó, em parceria com o SESI/SENAI, DEATEC, Pollen Parque Científico e Tecnológico e Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Ele visa estimular a inovação e o empreendedorismo na comunidade, oferecendo cursos de programação e robótica para crianças e adolescentes da rede pública de ensino nos contraturnos escolares. O objetivo é prepara a próxima geração para um mercado de trabalho cada vez mais digitalizado.