terça-feira, 11 novembro, 2025

Prefeitura pretende romper contrato com a Casan

Compartilhe essa notícia:

A Prefeitura de Chapecó iniciou nesta semana um processo de rompimento de contrato com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), a partir do encaminhamento de uma notificação para a direção da empresa.

“Chegamos ao limite. Desde o início do mandato nós estamos cobrando ações e melhorias no serviço de abastecimento de água e esgoto e no entanto a falta de água é constante nos bairros. A Casan não tem cumprido o contrato. O desperdício de água passa de 40% enquanto que o limite era de 30%, além de outros itens que não estão sendo cumpridos. Em respeito ao cidadão que paga sua conta e muitas vezes não recebe água, nós estamos encaminhando o processo de rompimento. Claro que isso pode gerar um embate judicial mas a nossa intenção é assumir o serviço e criar uma Companhia Municipal de Água e Esgoto”, disse o prefeito, João Rodrigues.

O Procurador Geral do Município, Jauro Sabino Von Gehlen, disse que a notificação foi encaminhada via correio na segunda-feira (15).

Além do índice de vazamento a Casan a Procuradoria informou na notificação o não cumprimento do índice de 95% na continuidade do abastecimento, a meta de 40% no atendimento do esgoto, além de outras melhorias e obras.
A Casan não iniciou as obras de captação do Rio Uruguai, conforme Termo de Compromisso assinado em fevereiro de 2022, e está com o cronograma atrasado das obras de captação do Rio Chapecozinho, que tinha como previsão julho de 2025.

Além disso neste ano o Procon chegou a multar a estatal pelo elevado número de denúncias de falta de água.
De acordo com o procurados, Jauro Sabino Von Gehlen, a partir de agora a Casan terá 30 dias para responder ou atender o que foi apontado na notificação, sob pena de caducidade, que é o rompimento de contrato pelo não cumprimento de seus termos.

LEIA TAMBÉM  Balcão de Empregos oferece 1.100 vagas em Chapecó

A Casan foi procurada para falar sobre o assunto e enviou nota à Folha Desbravador:

A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) informa que no fim da tarde desta quarta-feira (17), recebeu uma notificação da Prefeitura de Chapecó, referente ao convênio de cooperação firmado entre a Companhia e o Município. Diante disso, vai se inteirar do teor do documento para analisar e estudar sobre o assunto e então, se manifestar.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Família Lima se apresenta em show gratuito na Praça Coronel Bertaso

A Família Lima se apresenta em Chapecó na quinta-feira (13) com show gratuito na...

Jogos Abertos de SC homenageiam goleiro Danilo com Mascote Oficial

Os Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), que ocorrem em Chapecó de 18 a...

Iluminação de LED transforma as ruas da Grande Efapi

A substituição da iluminação pública por lâmpadas de LED na Grande Efapi já é...

Acidente na SC-283 em deixa danos em veículos

Um acidente de trânsito na SC-283 mobilizou a Polícia Militar Rodoviária na noite de...