domingo, 7 dezembro, 2025

Projetos do deputado Motta avançam na Alesc Itinerante

Compartilhe essa notícia:

Dois Projetos de Lei (PL) do deputado estadual Mário Motta (PSD) avançaram em comissões na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Nesta semana, o parlamento estadual está realizando suas atividades em Chapecó, em mais uma edição do Programa Alesc Itinerante.

O PL 0470/2024, que prevê o atendimento psicossocial para familiares de pessoas desaparecidas, foi aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação. A proposta visa, também, ampliar as diretrizes da Lei 16.852/2015, para detalhar instrumentos que busquem a máxima resolutividade nos casos de pessoas desaparecidas, através da notificação célere e eficaz e a utilização de meios eletrônicos para o envio de informações.

“O impacto emocional e psicológico aos familiares de pessoas desaparecidas é profundo e devastador. A incerteza e o medo enfrentados por esses familiares exigem um suporte especializado, capaz de oferecer amparo emocional, orientação e fortalecimento durante o processo de busca. Apesar das melhorias recentes nos recursos digitais para ajudar a resolver casos de desaparecimento, e da experiência de mais de 10 anos da Delegacia de Pessoas Desaparecidas da Polícia Civil, dados recentes mostram que Santa Catarina ainda tem uma taxa baixa de resoluções, especialmente diante do aumento dos casos de desaparecimentos”, pontua.

O PL 0365/2024, também de autoria do parlamentar, foi outro projeto aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação. A matéria pretende assegurar a fisioterapia de reabilitação para mulheres mastectomizadas no tratamento das unidades da rede pública de saúde.

“A cirurgia de mastectomia é um procedimento altamente invasivo e que afeta diretamente a autoestima da mulher, e o pós-operatório é marcado pela limitação de movimentos nos braços e o encurtamento da musculatura. Por isso, a fisioterapia é essencial para a reabilitação. Sabemos que todo o processo de enfrentamento do câncer de mama traz à paciente momentos de muito sofrimento, então, nada mais justo que elas recebam um tratamento adequado, ágil e especializado”, defende o deputado

LEIA TAMBÉM  Operação da PM desarticula boca de fumo em porão de casa em Chapecó

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

MEC paga 9ª parcela do Pé-de-Meia para estudantes do ensino médio

O Ministério da Educação realiza nesta segunda-feira (1º) o pagamento da nona parcela do...

Ministério das Mulheres lança guia prático para ampliar acesso ao Ligue 180

O Ministério das Mulheres acaba de lançar o "Guia Prático – Ligue 180", uma...

Sorteio da Mega-Sena de R$ 12 milhões ocorre nesta noite em São Paulo

O concurso 2.948 da Mega-Sena será realizado nesta noite, a partir das 21h (horário...

Adolescente é apreendido pela PM com drogas e arsenal de armas em Chapecó

Um adolescente de apenas 13 anos foi apreendido pela polícia com um arsenal de...