O Poder Judiciário de Santa Catarina iniciou pelo Oeste a agenda de cursos para aprimoramento profissional e da segurança institucional das comarcas da região. Os treinamentos do Núcleo de Segurança Institucional (NIS) ocorreram em Chapecó no último mês, entre os dias 16 e 18. Até o final do ano, em encontros regionais, todas as comarcas serão beneficiadas com atualização de técnicas e habilitação para uso de pistolas aos policiais militares que atuam nos fóruns, bem como treinamentos de defesa residencial e curso avançado de tiro aos magistrados e servidores.
O primeiro curso, intitulado “Curso de Revitalização Direcionado aos Policiais Militares (CTISP) – turma 01/2024”, congregou 41 policiais militares atuantes em diversas comarcas do oeste catarinense. Durante o programa, os participantes foram instruídos acerca de temas essenciais para uma atuação eficiente e segura. Desde a análise minuciosa da legislação interna do Tribunal de Justiça de Santa Catarina até o aprofundamento em procedimentos operacionais em cenários de crise, os policiais receberam informações e treinamento prático de habilidades imprescindíveis para o desempenho diário da função dentro dos fóruns, inclusive instrução de tiro real.
Além disso, os policiais militares CTISP que atuam nas unidades judiciárias receberam treinamento e certificação internacional em “Stop The Bleed”, que em português significa “controle de hemorragias”. O certificado concedido aos participantes é registrado pelo Departamento de Defesa Norte-Americano e chancelado pelo Colégio Americano de Cirurgiões.
Em paralelo, no dia 18 de abril ocorreu o curso de Home Defense (defesa residencial) e Tiro Básico Defensivo, voltado para magistrados e servidores. Com o intuito de fornecer conhecimentos, ferramentas e técnicas essenciais para a proteção pessoal e segurança domiciliar, o curso representou um marco na abordagem proativa do Poder Judiciário para garantir a segurança de seu ativo mais importante: as pessoas.
“Esses cursos refletem o compromisso contínuo do Poder Judiciário de Santa Catarina em promover um ambiente seguro e favorável para todos. Por meio da Academia Judicial, Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional e Casa Militar do PJSC, o Judiciário demonstra sua dedicação em investir na formação e capacitação daqueles que estão na linha de frente da aplicação da lei e da justiça. Essa iniciativa fortalece a cultura de segurança no âmbito do Poder Judiciário, reforçando os alicerces da segurança institucional”, destacou o coordenador do NIS, desembargador Sidney Eloy Dalabrida.
Para 2024, o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional, através da Academia Judicial, prevê a realização desses cursos para atender todas as regiões do Estado conforme cronograma:
Região Sul – Criciúma, nos dias 8 a 10 de maio;
Região Serrana – Lages, nos dias 21 a 23 de agosto;
Planalto Norte – Joinville, nos dias 3 a 5 de setembro;
Capital – Florianópolis, nos dias 16 a 18 de outubro.
Num segundo momento, servidores e magistrados terão acesso ao curso de Tiro Tático Avançado, que será ministrado em Lages e em Florianópolis. Para participar, os inscritos devem ter passado por essa primeira etapa recém-iniciada. Nos encontros serão refinadas as habilidades de disparo com treinamentos específicos, como tiro em baixa luminosidade e saque velado.