Com profundo pesar comunicamos a passagem do ex-prefeito de Chapecó, Onório Romano Alberti, aos 100 anos. O corpo está sendo velado na Capela A da funerária Dal Bosco.
Os atos fúnebres acontecerão no cemitério Jardim do Éden com horário a ser definido.
Quem era Onório Romano Alberti
Nascido no Rio Grande do Sul, Alberti chegou, junto com a família, à Chapecó/SC, com 14 anos, no então Passo Bormann, no ano de 1938.
Alberti retorna ao Estado Gaúcho para concluir os estudos, e em 1943, volta a Chapecó para atuar como contador na Prefeitura de Chapecó e em empresas privadas.
Foi aqui em Chapecó que ele casou e formou família com Noêmia de Camargo Alberti.
No ano de 1947, foi nomeado por três vezes prefeito interino de Chapecó, sendo o prefeito mais jovem da história do município, com 23 anos na época. Em 1950, concorreu à Câmara Municipal de Vereadores que, na condição de suplente, assumiu o mandato por dois anos.
No de 1950, Alberti e a família se mudam para o Município de Quilombo/SC, onde assumiu, em 1957, como primeiro escrivão de paz no recém criado Distrito.
Esteve à frente do executivo do município de 1969 a 1973 e ocupou cadeira na Câmara de Vereadores de 1976 a 1982.
Ainda em Quilombo que foi nomeado Oficial do Registro de Imóveis com a instalação da Comarca de Quilombo, no dia 10 de maio de 1986, além de várias designações naquela oportunidade.
Alberti ainda foi parte envolvida em empreendimentos e entidades da região, onde atuou como sócio de hospitais locais, Rádio Chapecó, Cooperativa Agroindustrial Alfa, Frigorífico Marafon, Cotraoca, entre outras.