sábado, 8 novembro, 2025

Fiesc anuncia novos investimentos e iniciativas para o Oeste

Compartilhe essa notícia:

Na tarde desta segunda-feira (10), o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, esteve no Oeste Catarinense para apresentar à imprensa os mais recentes projetos da Fiesc e do Senai voltados para a região. O evento, realizado em Chapecó, destacou investimentos estratégicos no setor educacional e tecnológico, com foco em inovação e desenvolvimento regional.

Dentre as principais iniciativas, Aguiar destacou a construção do novo Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, que está sendo erguido na cidade de Chapecó. O espaço, que ocupará 6 mil metros quadrados, contará com modernos laboratórios especializados em ensaios de microbiologia, análises físico-químicas, biologia molecular e desenvolvimento de produtos. 

“Este centro de excelência estará à disposição tanto para pesquisas quanto para uso direto pela indústria, promovendo avanços significativos no setor alimentício e de bebidas”, explicou o presidente.

Além disso, Aguiar anunciou a construção da nova Escola Sesi de Referência em Chapecó, um investimento de R$ 79 milhões. A unidade, que ocupará quase 15 mil metros quadrados, contará com 21 salas de aula, nove laboratórios, biblioteca, espaço maker e auditório. Um dos destaques da nova escola é o compromisso de atender, principalmente, os filhos de trabalhadores da indústria local, com 80% dos alunos beneficiados sendo dependentes de operários industriais. 

“A educação é a verdadeira transformação social, e nosso objetivo é proporcionar aos jovens de Santa Catarina uma formação de excelência, capacitando-os para os desafios do mercado de trabalho”, afirmou Aguiar.

Em relação ao Instituto Senai de Tecnologia, o presidente ressaltou que, além de ser um polo de inovação, o espaço será dedicado ao desenvolvimento de ensaios de proficiência e à produção de materiais de referência, com o objetivo de atender às demandas do mercado internacional. 

LEIA TAMBÉM  Cemitérios de Chapecó funcionam em horário especial no Dia de Finados

“Estamos criando um ambiente que não só impulsiona a pesquisa, mas também serve como ponto de apoio para a indústria catarinense e global”, completou.

Sesi Brilha no Enem 2025

Outro momento marcante da visita foi a menção ao excelente desempenho das unidades educacionais do Sistema S de Santa Catarina. Aguiar destacou com entusiasmo a conquista de uma aluna da escola Sesi de Chapecó, que obteve a única nota 1000 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 em todo o estado. 

“Esse resultado é fruto do trabalho árduo e do compromisso com a qualidade educacional. Temos orgulho de afirmar que o Sistema S é não apenas o maior, mas também o melhor sistema de ensino privado de Santa Catarina”, celebrou Aguiar.

Inauguração do Senai em Pinhalzinho

Ainda durante a agenda no Oeste, Mario Cezar de Aguiar inaugurou oficialmente o Senai de Pinhalzinho. A nova unidade reforça o compromisso da Fiesc em expandir a educação profissional de qualidade para todas as regiões do estado, contribuindo para o fortalecimento da indústria e o desenvolvimento econômico e social local.

“Este é mais um passo para garantir que a formação técnica de nossos jovens seja cada vez mais acessível e alinhada com as necessidades do mercado”, concluiu Aguiar.

Com esses investimentos, a Fiesc segue consolidando seu papel como protagonista na transformação educacional e industrial de Santa Catarina, preparando a próxima geração para um futuro próspero e inovador.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Empate com sabor de vitória

A Chapeconese se mantem na vice-liderança da Série B do futebol brasiliro. Mas não...

Como a taxa Selic impacta a Economia e os investimentos

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, em reunião realizada nos...

Auto Escola Efapi está sob nova direção

Depois de mais de três décadas o Centro de Formação de Condutores (CFC) Efapi...

Estudantes podem renegociar dívidas de contratos do Fies até 2026 com condições facilitadas

O Ministério da Educação (MEC) abriu uma oportunidade importante para estudantes amparados pelo Fundo...