Fiesc anuncia novos investimentos e iniciativas para o Oeste

Compartilhe essa notícia:

Na tarde desta segunda-feira (10), o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, esteve no Oeste Catarinense para apresentar à imprensa os mais recentes projetos da Fiesc e do Senai voltados para a região. O evento, realizado em Chapecó, destacou investimentos estratégicos no setor educacional e tecnológico, com foco em inovação e desenvolvimento regional.

Dentre as principais iniciativas, Aguiar destacou a construção do novo Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, que está sendo erguido na cidade de Chapecó. O espaço, que ocupará 6 mil metros quadrados, contará com modernos laboratórios especializados em ensaios de microbiologia, análises físico-químicas, biologia molecular e desenvolvimento de produtos. 

“Este centro de excelência estará à disposição tanto para pesquisas quanto para uso direto pela indústria, promovendo avanços significativos no setor alimentício e de bebidas”, explicou o presidente.

Além disso, Aguiar anunciou a construção da nova Escola Sesi de Referência em Chapecó, um investimento de R$ 79 milhões. A unidade, que ocupará quase 15 mil metros quadrados, contará com 21 salas de aula, nove laboratórios, biblioteca, espaço maker e auditório. Um dos destaques da nova escola é o compromisso de atender, principalmente, os filhos de trabalhadores da indústria local, com 80% dos alunos beneficiados sendo dependentes de operários industriais. 

“A educação é a verdadeira transformação social, e nosso objetivo é proporcionar aos jovens de Santa Catarina uma formação de excelência, capacitando-os para os desafios do mercado de trabalho”, afirmou Aguiar.

Em relação ao Instituto Senai de Tecnologia, o presidente ressaltou que, além de ser um polo de inovação, o espaço será dedicado ao desenvolvimento de ensaios de proficiência e à produção de materiais de referência, com o objetivo de atender às demandas do mercado internacional. 

LEIA TAMBÉM  24ª Feira de Mudas de Chapecó tem maior presença de plantas ornamentais e acontece neste fim de semana

“Estamos criando um ambiente que não só impulsiona a pesquisa, mas também serve como ponto de apoio para a indústria catarinense e global”, completou.

Sesi Brilha no Enem 2025

Outro momento marcante da visita foi a menção ao excelente desempenho das unidades educacionais do Sistema S de Santa Catarina. Aguiar destacou com entusiasmo a conquista de uma aluna da escola Sesi de Chapecó, que obteve a única nota 1000 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 em todo o estado. 

“Esse resultado é fruto do trabalho árduo e do compromisso com a qualidade educacional. Temos orgulho de afirmar que o Sistema S é não apenas o maior, mas também o melhor sistema de ensino privado de Santa Catarina”, celebrou Aguiar.

Inauguração do Senai em Pinhalzinho

Ainda durante a agenda no Oeste, Mario Cezar de Aguiar inaugurou oficialmente o Senai de Pinhalzinho. A nova unidade reforça o compromisso da Fiesc em expandir a educação profissional de qualidade para todas as regiões do estado, contribuindo para o fortalecimento da indústria e o desenvolvimento econômico e social local.

“Este é mais um passo para garantir que a formação técnica de nossos jovens seja cada vez mais acessível e alinhada com as necessidades do mercado”, concluiu Aguiar.

Com esses investimentos, a Fiesc segue consolidando seu papel como protagonista na transformação educacional e industrial de Santa Catarina, preparando a próxima geração para um futuro próspero e inovador.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

SUS deverá oferecer canetas emagrecedoras para pacientes com obesidade

Tratamento com medicamentos da classe dos agonistas de GLP-1 será definido a partir de...

Greve dos Correios chega à segunda semana e terá julgamento no TST na segunda-feira

Dissídio coletivo será analisado na segunda-feira (21), às 13h30; plano de saúde é o...

Chapecó terá semana de tempo firma, mas instabilidade retorna no fim de semana

Segunda e terça têm chuva e frio, com mínima de 8°C na terça; quarta...

PM prende homem por tentativa de homicídio contra policial e porte ilegal de arma em Chapecó

Suspeito de 46 anos fugiu por ruas do bairro, prensou policial contra parede e...