terça-feira, 4 novembro, 2025

Elírio Cansian deixa seu nome marcado no crescimento do comércio

Compartilhe essa notícia:

 

Elírio Angelo Cansian, um dos pioneiros do ramo de joias em Chapecó e região, falecido aos 90 anos nesta terça-feira, 13 de fevereiro, vítima de complicações decorrentes de AVC, foi ativo participante de entidades de classe e comunitárias do município. Natural de Guaporé-RS, onde nasceu em 8 de fevereiro de 1934, ele veio para Chapecó em 1955 e passou a trabalhar inicialmente na empresa de energia elétrica Força e Luz, para depois começar no ramo de joalheria, em 1957, juntamente com os irmãos Dorval, Egídio e Oclides, na Joalheria e Ótica Cansian.

Um dos fundadores do Sicom, em 23 de maio de 1970, Elírio Cansian também foi seu primeiro presidente, até 1972, e após presidiu novamente a entidade na gestão de 1987 a 90. Também foi presidente da CDL Chapecó, no período de junho de 1975 até agosto de 1976, e atuou nas diretorias da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), no Lions Clube, no Clube Recreativo Chapecoense e no Projeto Oficina Educativa Verde Vida.

O atual presidente do Sicom, Ernani Zottis, lembra que Elírio Ângelo Cansian esteve presente por longo tempo na diretoria do Sicom, em diversos cargos, como diretor ou conselheiro, durante 40 anos. Especifica que ele, há 54 anos, foi uma das lideranças que compreendeu a necessidade de congregar os empresários do comércio e vislumbrou a perspectiva de crescimento da cidade, da expansão do número de empresas e da geração de empregos, “por isso merece todo o reconhecimento pelo papel fundamental que desempenhou”.

LEIA TAMBÉM  Balcão de Empregos de Chapecó oferece 1.231 vagas em 234 empresas nesta semana

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deputada Daniela Reinehr propõe sustar decreto do governo sobre educação especial

A deputada federal Daniela Reinehr (PL/SC) protocolou, nesta terça-feira (28), o Projeto de Decreto...

IBGE revela: Brasil tem 12,3 milhões de Marias e 34 milhões de Silvas

O Brasil é um país de Marias, Josés, Silvas e Santos. De acordo com...

PF deflagra segunda fase da Operação Magna Fraus e investiga desvio de R$ 813 milhões

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (30), a segunda fase da Operação Magna...

Cemitérios de Chapecó funcionam em horário especial no Dia de Finados

A Prefeitura de Chapecó divulgou o horário de funcionamento dos cemitérios municipais para o...