domingo, 4 janeiro, 2026

Varejistas estão cautelosos e menos otimistas com a economia

Compartilhe essa notícia:

 Dados divulgados pelo Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom) indicam que pelo segundo mês consecutivo o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) registrou queda, evidenciando o clima menos otimista no varejo diante do cenário econômico mais desafiador. O levantamento, realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), revela baixa de 2,1% em fevereiro, na comparação com janeiro e de 5,4% em relação a fevereiro do ano anterior, atingindo 103,7 pontos. Ainda assim, o indicador segue acima do nível de satisfação, ou seja, mais de 100 pontos.

O resultado revela que esse é o reflexo da queda de quase todos os componentes analisados, com peso maior para as condições atuais da economia, que caiu 6,5% na variação mensal e 18,7% no comparativo com o mês do ano passado, especifica o diretor executivo do Sicom, Almeri Dedonatto. Acrescenta que a posição de cautela também está no percentual de famílias com dívidas em atraso, que não teve alteração e permanece em 28,8%. O único subíndice em crescimento foi o de intenções de investimento em estoque, que subiu 0,1% nos dois cenários em retrospecto.

Quanto a contribuição para o saldo negativo da confiança do empresário, o levantamento da CNC traz a retração de todos os segmentos observados, principalmente pelos supermercados, farmácias e lojas de cosméticos, com variação negativa mensal de 3,3%. Roupas, calçados, tecidos e acessórios recuaram 1,7%, enquanto o segmento de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, móveis e decorações, cine/foto/som, materiais de construção e veículos tiveram queda de 2,7%.

Sobre o Icec

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) é um indicador mensal antecedente, apurado entre os tomadores de decisão das empresas de varejo para detectar as tendências das ações do setor do ponto de vista do empresário. A amostra é composta por aproximadamente seis mil empresas situadas em todas as capitais do País e os subíndices apresentam dispersões que variam de zero a 200 pontos. O Icec avalia as condições atuais, as expectativas de curto prazo e as intenções de investimento dos negócios do comércio.

LEIA TAMBÉM  PF prende homem com iPhones, MacBook e hormônios contrabandeados do Paraguai

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Queima de fogos pode desencadear crise sensorial em autistas

Apesar de lei impeditiva, prática ainda é comum em todo o Brasil. Chapecó tem lei específica

Temporais marcam a última semana de 2025 em Santa Catarina, alerta Defesa Civil

A última semana de 2025 começa com instabilidade climática em Santa Catarina, segundo alerta...

Aposentadoria tem novas regras

Reforma da Previdência estabelece regras automáticas de transição. Confira simulações

Acidente com dois veículos envolve oito pessoas em Xanxerê

Duas pessoas foram levadas ao Hospital Regional São Paulo