Via é importante conexão entre área central e Grande Efapi
A duplicação da Avenida Ernesto José de Marco (antiga Rua Araras) e da Rua Priamo do Amaral segue em ritmo acelerado, conforme o relatório de obras em andamento de março de 2026. A previsão é que a intervenção seja concluída em agosto deste ano.
A obra integra o contrato nº 397/24, firmado com a Construtora Oliveira Ltda. em 16 de setembro de 2024, com investimento total de R$ 15.803.548,82. A intervenção abrangerá 2.587 metros de extensão, desde a Avenida Leopoldo Sander, passando pela Rua Priamo do Amaral, até a rotatória da Unochapecó.
Características da nova via
Segundo o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes, Maurício Lise da Rocha, a caixa da via terá entre 19,30 m e 22,65 m de largura, com quatro faixas de 3,20 m cada. O projeto prevê ainda ciclovia e passeio nos dois sentidos, além de canteiro central.
A duplicação da Avenida Ernesto José de Marco em Chapecó contempla também sistema de drenagem com galerias duplas de 2,50 m, ampliação da ponte sobre o Lajeado São José e implantação de uma rotatória no entroncamento com a Rua Priamo do Amaral.
Benefícios para a mobilidade urbana no Grande Efapi
A região do Grande Efapi é apontada como uma das mais movimentadas de Chapecó. O prefeito Valmor Junior Scolari destacou que o investimento visa melhorar as condições de tráfego na área, que atualmente enfrenta congestionamentos nos horários de pico.
Para o secretário Maurício Lise da Rocha, a obra é estratégica para a mobilidade urbana do município. “A duplicação vai garantir mais fluidez no trânsito, segurança para pedestres e ciclistas, além de preparar a região para o crescimento da cidade”, afirmou.
A previsão de conclusão para agosto de 2026 mantém a expectativa de moradores e comerciantes da região, que aguardam a melhoria significativa na infraestrutura viária do Grande Efapi.









