O Papa Francisco anunciou nesta terça-feira, 5 de novembro, por volta das 12h do horario de Roma, 08h de Brasília, a reestruturação da Província Eclesiástica (arquidiocese) de Florianópolis (SC) com a criação de duas novas províncias eclesiásticas: Joinville (SC) e Chapecó (SC).
O Papa atribuiu à nova arquidiocese de Joinville as dioceses sufragâneas de Blumenau e Rio do Sul e a Chapecó as dioceses de Caçador, Joaçaba e Lages.
No mesmo ato, o Papa nomeou dom Francisco Carlos Bach como primeiro arcebispo metropolitano da nova arquidiocese de Joinville e dom Odelir José Magri, membro dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus (MCCJ), como primeiro arcebispo metropolitano da nova arquidiocese de Chapecó.
Com esta reestruturação comunicada pelo Santo Padre, o regional Sul 4 da CNBB, que compreende o Estado de Santa Catarina, passa a contar agora com três arquidioceses: Florianópolis, Joinville e Chapecó. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação aos dois novos arcebispos.
O agora arcebispo Dom Odelir, convocou coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, momento em que comentou a elevação.