Cerca de dez mil pessoas estiveram no desfile Cívico de Sete de Setembo, em Chapecó. Destas, quatro mil desfilaram pela avenida Getúlio Vargas. Estiveram representadas as 85 escolas e centros de educação infantil da Rede Municipal de Ensino, os programas e ações da Secretaria de Esportes e Juventude, quatro escolas estaduais e a banda da Escola Marechal Bormann, a banda do Programa Viver, nove escolas particulares, duas universidades, três grupos de escoteiros e 12 forças de segurança pública.
A secretária de Educação, Astrit Tozzo, disse que além do patriotismo o ato cívico permite demonstrar o trabalho que vem sendo realizado na educação municipal, que tem cerca de trinta mil alunos.
“Demonstramos o trabalho das nossas escolas, focando na qualidade de ensino e na formação de cidadãos”, disse Astrit.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, afirmou que a construção de um Brasil melhor depende de cada um.
“Para fazer um país melhor temos que começar pela nossa cidade, nossa casa, dar o exemplo. A verdadeira independência está em nossas mãos”, disse o prefeito.
O comandante da 4a Região de Polícia Militar de Fronteira, Coronel Jorge Luiz Haack, destacou a importância de demonstrar o respeito e o amor pelo território onde vivemos.
O presidente da Câmara de Vereadores, Claimar de Conto, também ressaltou a valorização do patriotismo. Também estiveram presentes o vice-prefeito, Valmor Scolari, o deputado estadual Altair Silva, além de outras autoridades civis e militares.
Uma das pessoas que desfilou foi a atleta Camile Basso, com a equipe da Ginástica Rítmica de Chapecó.
“É a segunda vez que desfilo e é uma oportunidade de demonstrar nosso esporte” disse Camile, que carregava suas medalhas, entre elas três conquistas do campeonato estadual (Ouro, Prata e Bronze), uma Prata do Joguinhos Abertos e um Ouro regional.
O desfile iniciou às 8h encerrou próximo das 10h.