Mais do que uma corrida, um marco de superação! No qual o próprio atleta é seu maior concorrente, seja na velocidade ou resistência. Uma modalidade que é marcada pela disposição em ser cada vez melhor, na concentração para lidar com obstáculos imprevisíveis e na determinação para concluir o percurso. A cada passo dado, a adrenalina revigora a sensação de bem-estar ao equilibrar o físico e o mental. Na chegada as emoções extravasam com sorrisos, gritos e lágrimas, que representam mais uma etapa vencida de uma trajetória transformada pelo esporte.
Histórias que inspiram e emocionam, impulsionadas pelo desejo da mudança e pela busca em melhorar a qualidade de vida. Assim, pode ser descrita a participação dos aproximadamente 1450 atletas, no último domingo (8) do tradicional Circuito de Corridas Unimed Santa Catarina – etapa Chapecó. A competição, que neste ano completou 10 anos, teve três opções de percurso: 5 km, 10 km e 21 km nas categorias geral, faixa etária, paradesporto e kids.
Eliete Matos Mulinari, de 35 anos, começou a correr após a gestação, com a intenção de perder peso. “Fiz a minha primeira prova há dez anos no Circuito da Unimed. E, depois disso eu me apaixonei pela modalidade e nunca mais parei de correr”, relembrou. De acordo com ela, a corrida mudou completamente sua vida. “É uma vibe diferente. Hoje tenho um grupo de corrida, Let’s Go Training, no qual também divulgo o autismo”, comentou. Para quem deseja iniciar no esporte, Eliete recomenda que não tenha medo. “Comece e procure auxílio de um profissional, porque a corrida é para todo mundo”, reforçou.
Valdemir Campos, de 41 anos, foi impulsionado pelo médico que orientou que praticasse alguma atividade física. “Coincidentemente, passei aqui na frente onde hoje é a largada e vi um outdoor da Unimed Chapecó que dizia: Venha se desafiar! Então, me inscrevi no circuito, sem saber o que seria, e me tornei maratonista. Eu amo essa prova porque foi por ela que comecei a correr”, recordou o integrante da Equipe Imparáveis.
Segundo Valdemir, com a corrida, se tornou uma pessoa e um profissional melhor. “Essa modalidade favorece a evolução em todos os aspectos da vida, sejam físicos ou emocionais”. Ao analisar o progresso da corrida de rua em Chapecó nos últimos dez anos, o atleta apontou o crescimento do número de participantes e a profissionalização do esporte. “Quando comecei tinham uns 200 participantes no evento. Neste ano, as inscrições se esgotaram há meses. Se tivesse 2.000 vagas também seriam preenchidas”, declarou ao comentar que a primeira coisa que coloca no carro para viajar é seu par de tênis.
Janaina Muniz, de 40 anos, começou a correr há três meses. “Eu fui sedentária por um bom tempo. Comecei a fazer musculação e aos poucos fiquei empolgada ao ver o pessoal correndo, então, quis me desafiar pela saúde e autoestima. E, achei bem motivador”, relatou. Como benefícios da corrida, ela destacou a disposição. “Treinamos com a Equipe Titio, aqui de Chapecó, três vezes por semana, às 5h30. Isso nos proporciona um dia diferente e nos incentiva a melhorar a cada corrida”, analisou. Janaina participou no domingo (8) de sua primeira competição. Estava ansiosa, mas muito animada, por isso não estabeleceu meta de tempo para conclusão, apenas queria aproveitar o momento e concluir a prova sem caminhar.
PROMOÇÃO DA SAÚDE
Para o médico otorrinolaringologista e diretor médico da Unimed Chapecó, Dr. Rodrigo Armani Lino de Souza,oCircuito de Corridas Unimed Santa Catarina – etapa Chapecó, traduz o compromisso da cooperativa médica em cuidar e promover à saúde da comunidade chapecoense e da região. “Mais uma vez foi um sucesso, com inscrições esgotadas em tempo recorde. E a etapa de Chapecó encerrou o circuito estadual. O clima contribuiu, a chuva deu uma trégua durante a competição e a temperatura estava amena para os competidores. Parabéns a todos os atletas e agradecemos o apoio dos parceiros para realização do evento”, finalizou.
Os primeiros colocados das modalidades feminina e masculina por faixa etária nos 5 km , 10 km e 21 km , receberam a premiação em dinheiro além de troféus para ambas categorias. Os competidores que participaram de seis etapas do circuito também receberam uma mandala. O Circuito de Corridas Unimed Santa Catarina etapa Chapecó tem patrocínio local da ACB Bebidas, Alfa, Aurora Coop, Unoesc e Santa Maria, além do apoio da ACIC Chapecó.