Chapecó será palco, no próximo mês, do 2º Simpósio da Integração Logística do Sul, um dos principais eventos do setor no país. A iniciativa integra a programação da Feira do Transporte e Logística (Fetranslog), que ocorrerá de 10 a 14 de novembro. O encontro reunirá lideranças nacionais e regionais do setor produtivo, representantes de entidades empresariais, especialistas em logística e autoridades políticas dos estados do Sul e Centro-Oeste.
O simpósio acontecerá no salão nobre da Unochapecó, no dia 14 de novembro, das 8h45 às 13h15. A programação contará com três painéis e uma palestra magna, que irão fomentar debates e propor ações voltadas ao fortalecimento da infraestrutura de transportes no Brasil, com foco especial no Oeste Catarinense, considerado estratégico para o escoamento da produção agroindustrial.
Propostas e integração regional
Segundo o coordenador do evento, Lenoir Broch, o simpósio também marcará a entrega da Segunda Carta do Movimento Pró-Ferrovias às autoridades presentes. O documento traz diretrizes e reivindicações prioritárias para o avanço da malha logística e ferroviária da região Sul.
O evento é uma realização do Centro Empresarial de Chapecó (CEC) em parceria com a comissão organizadora da Fetranslog 2025. Também participam como realizadores e apoiadores: Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), Faesc, Facisc, Fiesc, Ocesc e Sindicarne.
Programação do Simpósio
As atividades terão início às 8h45 com o painel “Ponto de Virada: Desafios e Caminhos para o Transporte Seguro e Sustentável”, mediado por Dagnor Schneider, presidente da Fetrancesc. Entre os painelistas estarão: Cleverton Elias Vieira (Porto de São Francisco do Sul), Ivalberto Tozzo (Sitran e Fetranslog), Mário Antônio Pereira Borba (CNA) e Marcelo Luís de Campos (ArcelorMittal).
Às 9h50, o simpósio terá a palestra magna “Desafios para o Abastecimento da Indústria Brasileira”, ministrada por Arene Trevisan, diretor executivo de Suprimentos da JBS/Seara e representante da ABPA.
Em seguida, às 11h10, ocorrerá o painel “Do Campo à Indústria: O Papel das Cooperativas na Cadeia de Abastecimento”, mediado por Neivor Canton, presidente da Aurora Coop. Participarão do debate José Roberto Ricken (Ocepar) e Vanir Zanatta (Ocesc).
Encerramento com foco na visão governamental
O evento será encerrado entre 12h15 e 13h15 com o painel “A Visão Governamental sobre a Logística Integrada”, mediado por Lenoir Broch. Estão confirmadas as participações de Beto Martins, secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, e Clóvis Garcez Magalhães, secretário adjunto de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul.
O 2º Simpósio da Integração Logística do Sul promete consolidar Chapecó como um centro de debates estratégicos sobre infraestrutura e mobilidade, reforçando o papel da cidade no desenvolvimento econômico do Sul do Brasil.








