quarta-feira, 30 julho, 2025

Após 15 anos de reivindicação, área de escape no Goio-Ên sai do papel

Compartilhe essa notícia:

O Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Chapecó (Sitran) comemora o lançamento do edital para a construção de uma área de escape na SC-480, próximo à ponte do Goio-Ên, na divisa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. A obra, há anos defendida pelo setor de transporte, representa uma importante conquista para a segurança viária na região.

O Sitran foi uma das primeiras entidades a levantar a necessidade da medida, ainda há mais de 15 anos, diante do aumento no número de acidentes — muitos deles fatais — naquele trecho. Agora, com o apoio do governo do Estado, o projeto começa a se tornar realidade.

A obra prevê a implantação de uma zona de segurança com caixa de contenção para veículos que perderem o controle, especialmente caminhões. A responsabilidade pela execução será da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina. O projeto, financiado pela Prefeitura de Chapecó com investimento de R$ 305,9 mil, dará origem a uma licitação que envolve recursos estaduais na ordem de R$ 6,3 milhões.

O presidente do Sitran, Ivalberto Tozzo, destaca que a entidade sempre defendeu ativamente a construção da área de escape. Ele recorda que, durante o mandato de Ari Rabaiolli na presidência da Fetrancesc (2016 a 2022), foi solicitado ao Sitran que elegesse uma obra estratégica para a região. “Apresentei o tema à diretoria e o associado Luiz Alberto Cordenonsi sugeriu a caixa de contenção no Goio-Ên”, relembra Tozzo.

Detalhes da obra

A caixa de contenção será construída no quilômetro 164 da SC-480, na cabeceira da ponte sobre o rio Uruguai, no sentido Chapecó/Nonoai. Terá 455 metros de extensão e será dividida em três segmentos, especialmente projetados para permitir a frenagem de emergência de veículos pesados.

LEIA TAMBÉM  Projeto sobre responsabilidades tramita na câmara de Chapecó

O sistema contará com piso de seixos rolados, técnica que proporciona desaceleração controlada e segura, minimizando o risco de acidentes graves. A área de escape é uma solução técnica consolidada em rodovias de relevo acidentado, onde a perda de controle de veículos é mais frequente.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Dom Odelir se recupera na UTI

Internado desde a noite de domingo (27) devido a complicações causadas pela malária, o...

Chapecó conquista as primeiras medalhas nos Joguinhos. Tênis de Mesa excluído

Tribunal entendeu que atletas não residem em Santa Catarina. Chapecó vai recorrer

Julho Black no Pátio Shopping garante números da sorte em dobro até quinta

Giliardi de Lima - Folha Desbravador Promoção nacional oferece três carros elétricos BYD Dolphin Mini...

Brasil negociará como país soberano, afirma Lula ao New York Times

Presidente critica tarifas dos EUA e recusa adesão à Guerra Fria contra a China Faltando...