Todo o serviço de excelência já realizado pelo Hospital Unimed Chapecó, a partir de 2025 passa a receber um reforço ainda maior: o setor de Oncologia e Hematologia da cooperativa médica tornou-se membro da Rede Einstein de Oncologia e Hematologia. Com o intercâmbio de informações e experiências, o objetivo é disseminar práticas de excelência na assistência e gestão, e fomentar a oferta de novos serviços e tecnologias.
A Unimed Chapecó é a primeira organização de Santa Catarina e do Sistema Unimed a integrar a Rede Einstein de Oncologia e Hematologia. Por meio desta participação, a cooperativa médica passa a oferecer aos pacientes ainda mais benefícios.
O Einstein é considerado o 22º melhor hospital do mundo pela revista Newsweek, sendo líder no Hemisfério Sul e na América Latina. “Para a Unimed Chapecó é uma honra e um reconhecimento ser membro da Rede de Oncologia e Hematologia. Isso é um sinal de que temos rigorosos critérios de excelência, o que contribui para termos um hospital mais capacitado, graduado e referendado. A iniciativa representa um grande avanço para a cooperativa médica”, diz o médico oncologista clínico e coordenador do Centro de Oncologia e Hematologia da Unimed Chapecó, Dr. Rogério Martins de Aguiar.
A diretora assistencial e serviços próprios, Michele da Luz de Col Borsoi, afirma que a filiação à Rede Einstein de Oncologia e Hematologia representa um avanço estratégico para a Unimed Chapecó, ao reforçar seu compromisso com a excelência assistencial, a inovação e a atualização contínua de práticas clínicas. “Essa aliança posiciona a cooperativa em um patamar de referência em cuidados oncológicos, ampliando o acesso do cliente a recursos de alta complexidade, conhecimento científico de ponta e protocolos reconhecidos nacional e internacionalmente, sem a necessidade de deslocamento para grandes centros”.
O integrante do Conselho de Administração da Unimed Chapecó, Dr. Mario Goto, complementa que essa filiação eleva a credibilidade da cooperativa e reforça a posição de liderança no mercado de saúde suplementar da região. “Além disso, a rede oportuniza a capacitação contínua, promovendo um ciclo de aprendizado e melhoria que beneficia tanto os colaboradores quanto os pacientes. A adesão é, portanto, um investimento no futuro da saúde de Chapecó e região”, reforça.
PROCESSO DE APERFEIÇOAMENTO
O Dr. Mario explica que a colaboração com a Rede Einstein de Oncologia e Hematologia teve origem na visão estratégica do Conselho de Administração da cooperativa, alinhada à busca contínua por excelência em saúde. “Identificamos que o Einstein, com sua ampla expertise e reconhecimento nacional e internacional, seria ideal para elevar nossos padrões de qualidade. Essa colaboração começou a ser construída por meio de um diagnóstico detalhado das nossas necessidades e, em seguida, com a customização de um programa de consultoria e capacitação que oportunizasse um grande avanço no Centro de Oncologia e Hematologia”, sublinha.
A coordenadora do Centro de Oncologia e Hematologia da Unimed Chapecó, Marjorie Cristine Callai Schuh, relata que, antes da integração à Rede Einstein de Oncologia e Hematologia, houve uma criteriosa avaliação. “O processo iniciou por uma visita de representantes do Einstein Hospital Israelita, onde eles conheceram toda a estrutura da cooperativa médica e, especificamente na Oncologia e Hematologia, acompanharam toda a trajetória do paciente oncológico no serviço”, destaca.
Após a visita, foram definidas duas consultorias: uma para melhoria dos processos assistenciais em oncologia, e outra para desenho de uma unidade de transplante de medula óssea. A equipe da Consultoria do Einstein realizou o aprofundamento de todas as etapas da jornada do paciente oncológico, incluindo a admissão, avaliação médica e de enfermagem, o cuidado multidisciplinar e a farmácia, além de unidades que o paciente oncológico também pode passar, como a internação clínica e a UTI. A partir dessa avaliação, ficou definido que a consultoria seria estabelecida no prazo máximo de seis meses. “Isso é motivo de muito orgulho para nós, pois eles entenderam que o serviço tinha maturidade para, atender tudo em apenas seis meses, e não em 12, como geralmente é o padrão”.
Como resultado dessa consultoria, semanalmente, foram realizadas reuniões da assistência, que ajudaram a refinar os processos do setor. Além disso, também ocorreram reuniões com o núcleo de qualidade voltado para oncologia do Einstein Hospital Israelita. “Nas visitas, eles sempre se impressionaram muito com a maturidade e identificaram ações e serviços que poderiam introduzir na realidade deles”.
Em uma segunda visita na Unimed Chapecó, foi avaliado tudo o que foi trabalhado ao longo do tempo, e emitido um relatório apontando o potencial e a qualidade do serviço ofertado pela Unimed Chapecó, estando apta a integrar a Rede Einstein de Oncologia e Hematologia.
BENEFÍCIOS PARA OS PACIENTES
Enquanto membro da Rede Einstein de Oncologia e Hematologia, os pacientes da Unimed Chapecó terão acesso à segunda opinião especializada por meio da teleoncologia. Com esta ferramenta, o oncologista pode discutir o caso de seu paciente em uma consulta por telemedicina e obter sugestões de conduta para o caso. Terão também serviços de apoio à decisão e conduta médica, de médico para médico e/ou opinião de até três médicos especialistas da área (cirurgião, radio-oncologista e oncologista clínico), com valor diferenciado.

A diretora Michele aponta que o cliente da Oncologia Unimed Chapecó será diretamente beneficiado com um cuidado cada vez mais qualificado, seguro e alinhado às melhores evidências científicas. “A aliança amplia o acesso a protocolos clínicos atualizados, e fortalece a atuação de equipes multiprofissionais integradas, garantindo uma jornada de tratamento mais personalizada, resolutiva e humanizada”, destaca.
Ainda, os profissionais da cooperativa poderão participar de reuniões de Tumor Boards, além de eventos organizados pela Oncologia do Einstein. “Os pacientes da Oncologia da Unimed Chapecó serão diretamente beneficiados por meio da adoção de protocolos de atendimento baseados em evidências, o que resulta em maior segurança, eficiência e humanização nos cuidados. Além disso, a capacitação da equipe multiprofissional e o acesso às melhores práticas em oncologia garantem diagnósticos mais precisos, tratamentos personalizados e um suporte integral durante todo o processo de cuidado. A colaboração também contribui para que o paciente tenha acesso às inovações, tecnologias e discussões clínicas que, certamente, aumentam a precisão e segurança no diagnóstico e terapêutica”, acrescenta o Dr. Mario Goto.
REDE EINSTEIN DE ONCOLOGIA E HEMATOLOGIA
Por meio da Rede Einstein de Oncologia e Hematologia, a organização mantém alianças com hospitais e clínicas nos estados de Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás e, agora, Santa Catarina. O objetivo é promover a cooperação técnica, a discussão de casos e a disseminação de boas práticas com foco na ampliação do acesso a tratamentos de excelência e com atenção centrada no paciente. “Temos o compromisso de ampliar o acesso a uma saúde de excelência, e a Rede Einstein de Oncologia e Hematologia reflete esse propósito. Por meio dela, as organizações participantes fortalecem o intercâmbio de conhecimento, a transferência de tecnologias e o desenvolvimento dos profissionais de saúde, sempre com foco em oferecer um cuidado cada vez mais qualificado e humano”, afirma Dr. Nam Jin Kim, diretor Médico de Oncologia do Einstein.