Senado aprova urgência de PL que acaba com “saidinha” de presos

Compartilhe essa notícia:

Texto deverá ser votado após o recesso de Carnaval

O projeto de lei que põe fim às saídas temporárias de presos teve o requerimento de urgência aprovado pelo plenário do Senado nesta quarta-feira (7). Com isso, o projeto ganha prioridade na pauta de votações da Casa, já no plenário. A expectativa é que a matéria seja incluída na pauta após o recesso de Carnaval.

A discussão em torno do tema ganhou força após a morte do policial militar Roger Dias da Cunha, baleado em Belo Horizonte, em janeiro deste ano. Segundo a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, o autor dos disparos era um condenado pela Justiça.

As pessoas encarceradas que têm direito à saída temporária, as chamadas “saidinhas”, são aquelas que estão no regime semiaberto, ou seja, que já podem deixar o presídio em algum momento para trabalhar, estudar ou para atividades que possam contribuir para sua reintegração social.

O texto em análise no Senado também obriga a realização de exame criminológico como requisito para a progressão de regime e para a autorização de regime semiaberto. A análise deverá comprovar que o detento tem condições de se adaptar ao novo regime com autodisciplina, baixa periculosidade e senso de responsabilidade.

Especialistas ouvidos pela Agência Brasil avaliam que a extinção do benefício não tem relação com a queda na criminalidade.

*Com informações da Agência Senado.

LEIA TAMBÉM  Eleitoras com medida protetiva podem trocar votação em SC

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Homem é preso por tráfico de drogas em hamburgueria usada como fachada no bairro Efapi, em Chapecó

Suspeito de 28 anos foi denunciado pela comunidade e flagrado escondendo drogas em mochila....

Pré-selecionados na segunda chamada do Prouni têm até 14 de agosto para comprovar documentos

Estudantes devem procurar a instituição de ensino onde foram selecionados. Lista de espera será...

Cresol Aliança tem Novo Conselho de Administração

Durante reunião do conselho realizada na última quinta-feira (30), em Chapecó, a Cresol Aliança...