Senado aprova urgência de PL que acaba com “saidinha” de presos

Compartilhe essa notícia:

Texto deverá ser votado após o recesso de Carnaval

O projeto de lei que põe fim às saídas temporárias de presos teve o requerimento de urgência aprovado pelo plenário do Senado nesta quarta-feira (7). Com isso, o projeto ganha prioridade na pauta de votações da Casa, já no plenário. A expectativa é que a matéria seja incluída na pauta após o recesso de Carnaval.

A discussão em torno do tema ganhou força após a morte do policial militar Roger Dias da Cunha, baleado em Belo Horizonte, em janeiro deste ano. Segundo a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, o autor dos disparos era um condenado pela Justiça.

As pessoas encarceradas que têm direito à saída temporária, as chamadas “saidinhas”, são aquelas que estão no regime semiaberto, ou seja, que já podem deixar o presídio em algum momento para trabalhar, estudar ou para atividades que possam contribuir para sua reintegração social.

O texto em análise no Senado também obriga a realização de exame criminológico como requisito para a progressão de regime e para a autorização de regime semiaberto. A análise deverá comprovar que o detento tem condições de se adaptar ao novo regime com autodisciplina, baixa periculosidade e senso de responsabilidade.

Especialistas ouvidos pela Agência Brasil avaliam que a extinção do benefício não tem relação com a queda na criminalidade.

*Com informações da Agência Senado.

LEIA TAMBÉM  Reprovação cai 62%, abandono diminui 61% e alfabetização sobe para 66%, aponta Censo Escolar

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Exposição sobre a erva-mate chega ao supermercado Comper Sul em Chapecó com obras acessíveis

Tramas e Fios da Memória reúne 12 obras têxteis de três artesãs e está...

Procon vistoria serviço de ônibus urbano em Chapecó

Ação no Terminal da Clevelândia verificou cumprimento de horários, lotação, canais de atendimento e...

Ao lado do maior polo de tecnologia do país, comunidade do Pilar vive exclusão digital

Moradores do Recife Antigo não têm internet de qualidade para estudar e trabalhar, enquanto...

Ação conjunta encaminha 11 pessoas em situação de rua para acolhimento e tratamento em Chapecó

Guarda Municipal, Programa Mão Amiga e Resgate Social atuaram na Rua Barão do Rio...