quinta-feira, 6 novembro, 2025

Receita alerta microempreendedor sobre erro na declaração anual

Compartilhe essa notícia:

Prazo para entrega obrigatória do documento vai até 31 de maio

Os microempreendedores individuais devem ficar atentos para não cometer erros no preenchimento da declaração anual de faturamento (DASN-SIMEI) à Receita Federal. O prazo para entrega obrigatória vai até o dia 31 de maio.

Na declaração, é preciso informar os ganhos obtidos em 2023, como vendas e prestações de serviços. O faturamento anual deve ser, no máximo, de R$ 81 mil ou proporcional ao mês de abertura da empresa.

No entanto, as receitas com comércio ou serviço devem ser registradas de forma separada, e não juntas. Outro erro comum é não informar a contratação do funcionário.

LEIA MAIS

Número de MEIs cresce 21,1% em Santa Catarina

Lembrando que o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) alerta que a declaração errada pode levar à restrição ou cancelamento do CNPJ, ao bloqueio da emissão de notas fiscais e da conta bancária do microempreendedor e as contribuições ao INSS deixam de ser computadas.

O documento deve ser entregue pelo MEI que esteja com CNPJ em vigor, mesmo que não tenha tido faturamento em 2023. Caso o profissional autônomo tenha encerrado as atividades como MEI, também deve enviar a declaração

A declaração está disponível na página do Simples

LEIA TAMBÉM  TSE lança campanha para incentivar jovens a tirar Título Eleitoral para 2026

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Auxílio Gás de outubro é pago nesta quinta-feira para beneficiários com NIS final 9

Os beneficiários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com...

Aurora entra no ranking das 50 marcas mais valiosas do Brasil em 2025

A Aurora conquistou uma posição no seleto ranking das 50 Marcas Mais Valiosas do...

“Luto é o preço que pagamos por ter amado profundamente”

A psicóloga gaúcha Maria Emília Bottini tem dedicado tempo para atendimentos em perdas nos diferentes tipos de luto de forma online e presencial. Ela é a entrevistada da Folha Desbravador desta semana para falar sobre morte e luto

Em menos de um mês, homem é condenado por duas tentativas de homicídio

Um homem foi julgado e condenado duas vezes no mesmo mês pelo Tribunal do...