segunda-feira, 30 junho, 2025

Produção industrial cresce 4,1% em junho, maior alta desde 2020

Compartilhe essa notícia:

Setor supera patamar pré-pandemia, diz IBGE

A produção da indústria brasileira cresceu 4,1% na passagem de maio para junho. Além de interromper dois meses de queda, o resultado é o maior já registrado desde julho de 2020, quando houve expansão de 9,1%.

A constatação é da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta sexta-feira (2), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com o resultado de junho de 2024, a indústria nacional encontra-se em nível superior ao patamar pré-pandemia, 2,8% acima de fevereiro de 2020. No entanto, fica ainda 14,3% abaixo do ponto máximo anotado em maio de 2011.

Em relação ao mesmo mês do ano passado, a alta é de 3,2%. Observando apenas os meses de junho, o resultado é o maior também desde 2020, quando havia avançado 10%.

No primeiro semestre, a atividade industrial brasileira soma expansão de 2,6%. No acumulado de 12 meses, o desempenho positivo é de 1,5%.

Chuvas e enchentes

O gerente da pesquisa do IBGE, André Macedo, explica que o resultado expressivo de junho é impulsionado não só pela base de comparação, que tinha recuado 1,8% nos dois meses anteriores, abril e maio. Mas também pela volta da produção em várias unidades afetadas pelas enchentes que atingiram fábricas no Rio Grande do Sul em abril e maio.

Entre maio e junho, 16 das 25 atividades apuradas pelo IBGE apresentaram desempenho positivo, com destaque para a produção de coque (tipo de combustível derivado do carvão), derivados do petróleo e biocombustíveis (4%), produtos químicos (6,5%), produtos alimentícios (2,7%) e indústrias extrativas (2,5%).

O setor de produtos alimentícios, que representa 15% da atividade industrial brasileira, avançou 2,7%. “Houve alta na produção de produtos importantes, como açúcar, produtos derivados de soja, suco de laranja e carnes de aves”, indica o IBGE.

LEIA TAMBÉM  Alistamento militar termina nesta segunda-feira em todo o país

Na indústria extrativa, que subiu 2,5%, os dois produtos de maior importância dentro da atividade mostraram expansões: minério de ferro e petróleo.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deputada Caroline De Toni pede revogação no aumento da conta de luz

A líder da Minoria na Câmara e presidente da Frente Parlamentar pelo Livre Mercado,...

UFFS abre inscrições para disciplinas isoladas em mestrados e doutorados

Estão abertas as inscrições para disciplinas isoladas nos programas de pós-graduação da UFFS –...

Alistamento militar termina nesta segunda-feira em todo o país

Prazo encerra nesta segunda-feira (30) para jovens que completam 18 anos em 2025 O prazo...

Chuva dará trégua de 14 dias, prevê meteorologia

A semana inicia com temperaturas baixas em Chapecó e possibilidade de garoa nesta segunda-feira...
error: Este conteúdo é protegido !!