segunda-feira, 6 abril, 2026

Focus eleva previsão do IPCA para 4,36% em 2026; inflação segue dentro da meta

Compartilhe essa notícia:

A previsão do IPCA para 2026 subiu de 4,31% para 4,36%, de acordo com o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (6) pelo Banco Central. A pesquisa semanal ouve instituições financeiras sobre os principais indicadores econômicos. Em meio às tensões causadas pela guerra no Oriente Médio, a estimativa para a inflação foi elevada pela quarta semana seguida.

Apesar da alta, a projeção ainda se mantém dentro do intervalo da meta que deve ser perseguida pelo BC. Estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior, 4,5%.

Inflação de março será divulgada na quinta-feira (9)

Em fevereiro, a alta dos preços em transportes e educação fez a inflação oficial do mês fechar em 0,7% — aceleração diante do registrado em janeiro (0,33%). No entanto, o IPCA acumulado em 12 meses recuou para 3,81%, abaixo dos 4% pela primeira vez desde maio de 2024.

A inflação de março, já com os possíveis impactos da guerra no Oriente Médio, será divulgada na próxima quinta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para 2027, a projeção da inflação subiu de 3,84% para 3,85%. Para 2028 e 2029, as estimativas são de 3,6% e 3,5%, respectivamente.

Selic permanece em 14,75%; próximo Copom é em abril

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida atualmente em 14,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Na última reunião, por unanimidade, o colegiado reduziu a Selic em 0,25 ponto percentual. Antes da escalada do conflito no Irã, a expectativa predominante era de um corte de 0,5 ponto.

LEIA TAMBÉM  WhatsApp anuncia controle parental para contas de menores de 13 anos nos próximos meses

Diante das incertezas provocadas pelo conflito no Oriente Médio, o BC não descarta rever o ciclo de baixa, caso seja necessário. O próximo encontro do Copom para definir a Selic será nos dias 28 e 29 de abril.

Nesta edição do Focus, a estimativa dos analistas para a taxa básica até o fim de 2026 permaneceu em 12,5% ao ano. Para 2027 e 2028, a previsão é de 10,5% e 10% ao ano, respectivamente. Em 2029, a taxa deve chegar a 9,75% ao ano.

PIB e câmbio: projeções do Focus

Nesta edição do boletim do Banco Central, a estimativa das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira em 2026 permaneceu em 1,85%. Para 2027, a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) ficou em 1,8%. Para 2028 e 2029, o mercado financeiro estima expansão de 2% para os dois anos.

Em 2025, a economia brasileira cresceu 2,3%, de acordo com o IBGE, com expansão em todos os setores e destaque para a agropecuária — o quinto ano seguido de crescimento.

No Focus desta semana, a previsão do IPCA e da Selic vem acompanhada da cotação do dólar: R$ 5,40 para o final de 2026. No fim de 2027, estima-se que a moeda norte-americana fique em R$ 5,45.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

“Quem está no governo Jorginho tem até hoje para desembarcar” afirma Chiodini

O deputado federal Carlos Chiodini (MDB) em entrevista exclusiva à Folha Desbravador, afirmou que...

Observatório Imobiliário Brasileiro lança site com central de notícias

O Observatório Imobiliário Brasileiro (OIB) lançou seu site oficial no dia 1º de abril,...

Afogamentos aumentam 36,6% no verão em Santa Catarina; SAMU alerta para prevenção

O número de ocorrências de afogamentos atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência...

PF desarticula esquema de tráfico internacional de medicamentos e drogas no Oeste de SC

Na manhã desta terça-feira (31), a Polícia Federal deflagrou uma operação para desarticular um...