sábado, 13 dezembro, 2025

Fenômeno da Superlua e eclipse parcial acontecem amanhã

Compartilhe essa notícia:

Nesta terça-feira (17), os observadores do céu noturno terão a chance de conferir um eclipse lunar parcial ocorrendo durante uma Superlua.

A junção destes dois fenômenos acontece cerca de um mês após uma rara Superlua azul em meados de agosto. As Superluas são os maiores e mais brilhantes eventos lunares do ano. Elas ocorrem quando o satélite se encontra em seu ponto mais próximo da Terra (perigeu), já que a órbita da Lua ao redor da Terra não é um círculo perfeito, mas um caminho elíptico.

Uma Lua cheia que está pelo menos 90% no perigeu pode ser considerada uma Superlua. O nosso satélite pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante do que quando está em seu ponto mais distante do planeta, conhecido como o apogeu, a cerca de 405.500 quilômetros da Terra.

Já o eclipse parcial da Lua ocorre quando apenas uma parte do satélite fica encoberta pela sombra da Terra.

Os eclipses lunares ocorrem quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, que acaba sendo “bloqueada” de receber a luz do Sol por conta da sombra terrestre. Para isso acontecer, é necessário que a Lua esteja em sua fase cheia.

No eclipse lunar total, a Lua fica completamente encoberta pela sombra da Terra, enquanto no eclipse parcial apenas uma parte do satélite recebe essa sombra — que fica parecendo uma “mordida” na Lua.

O eclipse parcial desta terça-feira (17), no entanto, não deve ser muito expressivo. No momento máximo do eclipse, apenas 3,5% da área da Lua deve aparecer encoberta.

Como observar o eclipse parcial da Superlua

Tanto a Superlua como o eclipse parcial lunar são observáveis a olho nu e estarão visíveis em todo o Brasil — se as condições meteorológicas estiverem favoráveis e o céu não estiver nublado.

LEIA TAMBÉM  Bolsa Família: pagamento de novembro para final 4 é liberado

O início do eclipse parcial será às 23h12 (horário de Brasília) da terça-feira. O auge do eclipse deve ser alcançado às 23h44, com fim marcado para às 0h15, já na madrugada de quarta-feira (18).

O Observatório Nacional também vai transmitir o evento ao vivo em seu canal no YouTube. A transmissão terá início às 21h30 da terça (17).

Mais Superluas em 2024

As Superluas restantes de 2024 ocorrerão em 17 de setembro17 de outubro e 15 de novembro.

No entanto, a maior e mais brilhante Lua do ano nascerá em outubro, quando o satélite deve estar cerca de 100 quilômetros mais próxima da Terra.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Segurança apreende revólver de jovem de 18 anos em estabelecimento na Efapi

Um homem de 18 anos foi preso na madrugada desta sexta-feira (12) após seguranças...

Comércio tem maior alta em sete meses, com vendas crescendo 0,5% em outubro

As vendas do comércio varejista brasileiro cresceram 0,5% em outubro, na comparação com setembro....

Copom mantém Selic em 15% ao ano e não dá pistas sobre início de cortes de juros

O Banco Central decidiu manter a Taxa Selic em 15% ao ano. A escolha...

Importunação sexual vira tentativa de homicídio no Oeste

Uma tentativa de homicídio com uma foice chocou a cidade de Coronel Freitas na...