sexta-feira, 31 outubro, 2025

Compras na Argentina poderão ser dificultadas nos próximos dias

Compartilhe essa notícia:

Argentina envia militares e reforça controle na fronteira com o Brasil. Medida de alerta máximo pode afetar brasileiros que cruzam a fronteira para compras e trabalho em Dionísio Cerqueira e Barracão.

O governo da Argentina determinou o envio de militares para reforçar a segurança em Bernardo de Irigoyen, cidade que faz fronteira com Dionísio Cerqueira (SC) e Barracão (PR). A decisão, anunciada nesta quarta-feira (30) pelo ministro da Defesa argentino, Luis Petri, tem como objetivo intensificar o controle e a vigilância na fronteira seca com o Brasil.

Militares e tecnologia reforçam segurança

Tropas especializadas em operações de montanha já iniciaram o reconhecimento da área. O envio ocorre após o alerta máximo decretado pelo Ministério da Segurança da Argentina para impedir a entrada de criminosos ligados a facções brasileiras, após a grande operação policial no Rio de Janeiro, que deixou mais de 120 mortos.

De acordo com Petri, os militares contam com equipamentos modernos de proteção e comunicação, além de radares, drones e dois helicópteros de apoio. O planejamento logístico envolve integração entre as Forças Armadas, órgãos federais e a polícia da província de Misiones. Mesmo com o deslocamento de tropas de Salta, na fronteira com a Bolívia, o patrulhamento naquela região continuará ativo.

Coordenação entre Defesa e Segurança

A ação integra uma estratégia coordenada entre Petri e a ministra da Segurança, Patricia Bullrich. Nesta semana, Bullrich anunciou o reforço no controle migratório em todas as fronteiras com o Brasil. Segundo ela, o objetivo é “evitar qualquer tipo de passagem daqueles que possam estar se deslocando da centralidade do conflito no Rio”, sem prejudicar turistas ou moradores locais.

O alerta envolve checagem de antecedentes criminais e maior atenção a viajantes brasileiros, especialmente na Tríplice Fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai). Bullrich afirmou ainda que o país está preparado para identificar possíveis integrantes de facções criminosas, com base em manuais de reconhecimento enviados aos agentes de fronteira.

LEIA TAMBÉM  Trabalho por aplicativo cresce 25,4% em dois anos, aponta IBGE

Facções brasileiras entram na lista de terrorismo

Nas redes sociais, a ministra destacou que o governo de Javier Milei colocou as forças de segurança em alerta máximo “para proteger os argentinos diante de qualquer debandada gerada pelos conflitos no Rio de Janeiro”. Na terça-feira (28), Bullrich anunciou também que o Comando Vermelho e o PCC (Primeiro Comando da Capital) foram incluídos no Registro de Pessoas e Entidades Vinculadas a Atos de Terrorismo (Repet), classificando oficialmente as organizações como narcoterroristas.

Impactos para quem cruza a fronteira

Na região de Bernardo de Irigoyen, Dionísio Cerqueira e Barracão, o fluxo de pessoas é intenso, com brasileiros que atravessam diariamente a fronteira para compras, abastecimento ou trabalho. Com o novo protocolo e a presença militar reforçada, são esperadas fiscalizações mais rígidas, revistas aleatórias e maior tempo de espera nos postos aduaneiros.

Autoridades locais recomendam que quem pretende viajar à Argentina leve documentos atualizados e esteja preparado para possíveis checagens adicionais. O estado de alerta deve se manter pelos próximos dias, até que a situação seja reavaliada pelo governo argentino.

Informações: Portal CNN e Portal Tri

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Lula quer discutir sanções dos EUA a ministros do STF em reunião com Donald Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, na madrugada desta sexta-feira (24), que...

Incêndio atinge residência na Linha Vitório Rosa, em Chapecó

Não havia pessoas a área atingida pelo fogo e houve apenas danos materiais

Cemitérios de Chapecó funcionam em horário especial no Dia de Finados

A Prefeitura de Chapecó divulgou o horário de funcionamento dos cemitérios municipais para o...

Balcão de Empregos de Chapecó oferece 1.301 vagas em 243 empresas

O Balcão Municipal de Empregos de Chapecó está com 1.301 vagas abertas nesta semana,...