Comércio tem alta de 4,7% em 2024, maior crescimento desde 2012

Compartilhe essa notícia:

As vendas no comércio varejista fecharam 2024 com alta de 4,7%, o maior crescimento registrado desde 2012 (8,4%). Em dezembro de 2024 frente a novembro, as vendas no setor variaram negativamente 0,1%, resultado considerado estabilidade. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta, 13 de fevereiro, pelo IBGE. 

A expansão registrada no ano passado levou a série a novos níveis recordes sucessivos, o que não acontecia desde 2020, com o patamar máximo em outubro. “Um aspecto importante sobre o varejo na perspectiva anual é de que, na margem, viemos de dois meses de estabilidade (novembro e dezembro). No entanto, vale lembrar que essa estabilidade sustenta um patamar recorde atingido em outubro de 2024. Ou seja, é uma estabilidade na alta”, avalia o gerente da pesquisa, Cristiano Santos. 

No comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo, atividades de Veículos, motos, partes e peças, Material de construção e Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, o acumulado de 2024 fechou com alta de 4,1%, maior desde 2021.

Oito das onze atividades pesquisadas, no âmbito do varejo ampliado, fecharam o ano no campo positivo: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (14,2%), Veículos e motos, partes e peças (11,7%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (7,1%), Material de construção (4,7%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (4,6%), Móveis e eletrodomésticos (4,2%), Tecidos, vestuário e calçados (2,8%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (0,7%).   

“Em termos setoriais, o grande destaque foi o setor farmacêutico, que é a única atividade a sustentar oito anos de crescimento contínuo. Nesse caso, ambos os subsetores cresceram ao longo de 2024: tanto o de produtos farmacêuticos em si quanto o de perfumaria e cosméticos. O setor de outros artigos de uso pessoal e doméstico, que engloba lojas de departamentos, material esportivo, entre outros, também teve saldo bastante positivo”, afirma Cristiano. 

LEIA TAMBÉM  Governo regulamenta lei para incentivar indústria de jogos eletrônicos

CRESCIMENTO ANUAL – Frente a dezembro de 2023, o volume de vendas do varejo aumentou 2% no mesmo mês de 2024, 19º mês consecutivo de resultados positivos nesse indicador, com quatro atividades no campo positivo: Móveis e eletrodomésticos (10,2%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (9,7%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (9,6%) e Tecidos, vestuário e calçados (3,4%). No varejo ampliado, Veículos e motos, partes e peças teve alta de 6,8%, Material de construção cresceu 2,0% e Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo caiu 8,1%.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Alunos de Chapecó conhecem tecnologias de prevenção de emergências

Estudantes do 8º e 9º anos visitaram a Sala de Crise da Defesa Civil...

Ancelotti convoca 26 jogadores para os últimos amistosos do Brasil em 2026

Seleção Brasileira enfrentará Japão e Singapura em novembro. Lista inclui Vini Jr., Raphinha, Estêvão...

Santa Catarina passa a ter novas rotas aéreas

A partir desta terça-feira, dia 3, Santa Catarina terá novas rotas aéreas, marcando uma...

Coordenador de campanha de Flávio diz não ter provas de fraude eleitoral

Rogério Marinho afirmou que o PL não pode sustentar a acusação feita pelo candidato...