terça-feira, 26 agosto, 2025

“Big techs devem seguir a legislação brasileira”

Compartilhe essa notícia:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta terça-feira (26) que as grandes empresas de tecnologia norte-americanas, conhecidas como big techs, “são patrimônio americano, mas não são nosso patrimônio”. Segundo ele, para atuar no Brasil, essas companhias precisam respeitar a Constituição e a legislação nacional.

Contexto da declaração

A fala de Lula ocorreu poucas horas após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgar uma nota defendendo as big techs e ameaçando impor tarifas a países que criarem impostos ou regulações sobre empresas americanas de tecnologia.

“As big techs são um patrimônio americano e que ele não aceita que ninguém mexa. Isso pode ser verdade para eles. Para nós, é um patrimônio americano, mas não é nosso patrimônio”, afirmou Lula durante a abertura da segunda reunião ministerial de 2025.

Regulação das plataformas

O presidente reforçou que o Brasil é um país soberano e que qualquer empresa que atue no território nacional deve prestar contas à legislação brasileira. “Nós somos um país soberano, temos uma Constituição e uma legislação. Quem quiser entrar nesses 8,5 milhões de quilômetros quadrados, no nosso espaço aéreo, marítimo e na nossa floresta, tem que respeitar a lei”, disse.

Em discurso recente, Lula já havia sinalizado a intenção de taxar as big techs como parte de uma política de regulação digital.

>>>Veja mais notícias<<<

Debate sobre responsabilidade digital

No Brasil, a discussão envolve principalmente a responsabilidade das plataformas em relação a conteúdos criminosos divulgados nas redes, que vão desde pedofilia e apologia à violência em escolas até defesa de golpe de Estado.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu recentemente que as empresas podem ser responsabilizadas de forma direta por postagens ilegais publicadas por seus usuários.

LEIA TAMBÉM  Conta de luz mais cara impulsiona IPCA de julho, que sobe 0,26%

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Chapecó celebra 108 anos com desfile cívico e cultural

Na manhã desta segunda-feira (25), Chapecó celebrou seus 108 anos de fundação com um...

Alesc celebra 60 anos da Udesc em sessão especial com homenagens

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) realizou, na noite desta terça-feira (19), uma...

Agosto Dourado: Unimed Chapecó incentiva aleitamento materno

O aleitamento materno vai muito além da nutrição: associa alimento, remédio e afeto. Produzido...

Polícia prende homem por tentativa de estupro contra adolescente em Chapecó

A Polícia Militar prendeu em flagrante, na madrugada desta terça-feira (19), um homem de...