quinta-feira, 26 fevereiro, 2026

TSE inicia novo teste de urnas eletrônicas

Objetivo é identificar possíveis falhas na coleta, transmissão e sigilo do voto. Testes realizados até agora apontaram pequenas falhas, mas segundo TSE, foram corrigidos antes das eleições

Compartilhe essa notícia:

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou nesta segunda-feira (27) o teste público de segurança das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais de 2024. O teste é um procedimento de praxe realizado desde 2009. 

Na sétima edição de testes, especialistas em tecnologia da informação poderão verificar os equipamentos que fazem a coleta e a transmissão dos votos dos eleitores.

Os investigadores inscritos para participar dos testes vão inspecionar os firmwares das urnas – programas que fazem o controle das peças eletrônicas do equipamento, além do sistema que realiza a apuração e a votação.

Os testes serão realizados por 40 especialistas que se inscreveram espontaneamente, entre eles seis mulheres. O grupo deverá executar 34 planos de testes nas dependências do TSE até a próxima sexta-feira (1°).

Em 2021, nos testes realizados antes das eleições do ano passado, pontos vulneráveis da urna eletrônica foram encontrados. Segundo o TSE, as falhas foram corrigidas em maio daquele ano, antes das eleições, e o sigilo do voto e da totalização da apuração não foram violados.

LEIA TAMBÉM  ONU denuncia tráfico de pessoas para redes de fraudes digitais no Sudeste Asiático

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

SC tem segunda menor taxa de desemprego do Brasil em 2025, aponta IBGE

Santa Catarina encerrou 2025 com a segunda menor taxa de desemprego do Brasil, consolidando-se...

Colisão frontal entre carro e caminhão na BR-282 deixa dois feridos

Um acidente de trânsito envolvendo uma colisão frontal entre um carro e um caminhão...

Chapecó amplia estacionamento rotativo para 7 mil vagas com período educativo

A Secretaria de Segurança Pública da Prefeitura de Chapecó informa a todos os cidadãos...

Governo de SC lança CAR Digital e promete reduzir em 90% o tempo de análise de cadastros ambientais

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, lançou nesta terça-feira (24), em Campos Novos,...