terça-feira, 20 janeiro, 2026

TSE inicia novo teste de urnas eletrônicas

Objetivo é identificar possíveis falhas na coleta, transmissão e sigilo do voto. Testes realizados até agora apontaram pequenas falhas, mas segundo TSE, foram corrigidos antes das eleições

Compartilhe essa notícia:

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou nesta segunda-feira (27) o teste público de segurança das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais de 2024. O teste é um procedimento de praxe realizado desde 2009. 

Na sétima edição de testes, especialistas em tecnologia da informação poderão verificar os equipamentos que fazem a coleta e a transmissão dos votos dos eleitores.

Os investigadores inscritos para participar dos testes vão inspecionar os firmwares das urnas – programas que fazem o controle das peças eletrônicas do equipamento, além do sistema que realiza a apuração e a votação.

Os testes serão realizados por 40 especialistas que se inscreveram espontaneamente, entre eles seis mulheres. O grupo deverá executar 34 planos de testes nas dependências do TSE até a próxima sexta-feira (1°).

Em 2021, nos testes realizados antes das eleições do ano passado, pontos vulneráveis da urna eletrônica foram encontrados. Segundo o TSE, as falhas foram corrigidas em maio daquele ano, antes das eleições, e o sigilo do voto e da totalização da apuração não foram violados.

LEIA TAMBÉM  Chapecó tem prefeito em exercício por 30 dias

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Operação da PM apreende 400g de drogas e dinheiro de tráfico no Jardim América

A Polícia Militar desarticulou um ponto de tráfico de drogas no bairro Jardim América,...

Sicoob orienta sobre prevenção de fraudes durante férias

A intensificação das transações durante o período de descanso amplia a exposição a riscos:...

Em jogo de 5 sets, ACV cai diante do Brusque

Um verdadeiro espetáculo do voleibol catarinense marcou a noite desta segunda-feira (12) no Ginásio...

Brasileiro encerrou 2025 mais endividado do que em 2024

Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) detalha último trimestre positivo...