TSE inicia novo teste de urnas eletrônicas

Objetivo é identificar possíveis falhas na coleta, transmissão e sigilo do voto. Testes realizados até agora apontaram pequenas falhas, mas segundo TSE, foram corrigidos antes das eleições

Compartilhe essa notícia:

Objetivo é identificar possíveis falhas na coleta, transmissão e sigilo do voto. Testes realizados até agora apontaram pequenas falhas, mas segundo TSE, foram corrigidos antes das eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou nesta segunda-feira (27) o teste público de segurança das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais de 2024. O teste é um procedimento de praxe realizado desde 2009. 

Na sétima edição de testes, especialistas em tecnologia da informação poderão verificar os equipamentos que fazem a coleta e a transmissão dos votos dos eleitores.

Os investigadores inscritos para participar dos testes vão inspecionar os firmwares das urnas – programas que fazem o controle das peças eletrônicas do equipamento, além do sistema que realiza a apuração e a votação.

Os testes serão realizados por 40 especialistas que se inscreveram espontaneamente, entre eles seis mulheres. O grupo deverá executar 34 planos de testes nas dependências do TSE até a próxima sexta-feira (1°).

Em 2021, nos testes realizados antes das eleições do ano passado, pontos vulneráveis da urna eletrônica foram encontrados. Segundo o TSE, as falhas foram corrigidas em maio daquele ano, antes das eleições, e o sigilo do voto e da totalização da apuração não foram violados.

LEIA TAMBÉM  Carminatti mira quinto mandato com foco em saúde, inclusão e segurança

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

PF deflagra 3ª fase da Operação Transparência contra tráfico de influência em tribunais superiores

Quatro mandados de busca e apreensão são cumpridos no Distrito Federal e em São...

Teste do Olhinho passa a ser obrigatório em Santa Catarina

Exame deve ser realizado em recém-nascidos e repetido em diferentes fases da infância para...

STF decide hoje se investigará Moraes no Caso Master

Por CNN Brasil O STF (Supremo Tribunal Federal) realiza nesta terça-feira (15), a partir das...

Brasil registra mais de 178 mil casos de sepse

Condição grave já causou 4.096 mortes em 2025