quinta-feira, 19 setembro, 2024

Sicredi é a instituição que mais realizou ações de educação financeira

Compartilhe essa notícia:

O Sicredi realizou 4.742 iniciativas nas edições da Semana Nacional de Educação Financeira em 2022 e 2023, alcançando mais de 20 milhões de pessoas. Os dados são do relatório divulgado pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), organizador do evento anual. Em uma média das duas mais recentes edições, a instituição foi responsável por realizar 65% do total de ações do Sistema Financeira Nacional. A instituição financeira cooperativa atuou com ações e abordagens focadas nas ciências comportamentais para impulsionar o tema “Resiliência Financeira”.

“O objetivo principal das iniciativas de educação financeira do Sicredi é incentivar a mudança de comportamento das pessoas em relação ao uso do dinheiro, estimulando uma gestão mais consciente e responsável das finanças. Entendemos que a educação financeira é fundamental para criação de hábitos saudáveis desde a infância, por isso, participamos da Semana ENEF desde 2016, assim como promovemos o tema perenemente por meio de nossas 105 cooperativas em todo o Brasil”, César Bochi, diretor presidente do Banco Cooperativo Sicredi.

Em 2022, por exemplo, o setor cooperativista foi responsável por 92% das iniciativas da Semana ENEF. Dentre elas, o Sicredi lançou a campanha “Vida financeira não é sorte, é conhecimento”. Por meio da campanha, as cooperativas fizeram atividades locais de educação financeira em diferentes formatos e conectadas com a realidade das regiões onde atuam, como palestras, seminários, workshops, oficinas, cursos, sessões de orientação financeira, feiras e outros.

Já em 2023, foi lançado um universo do Sicredi no Roblox, um jogo no metaverso que visa trabalhar, de forma lúdica, a educação financeira e o cooperativismo com crianças e adolescentes. Desenvolvido pelo Lab de Inovação do Sicredi em parceria com a Fundação Sicredi, o jogo, chamado “Universo S902”, proporciona uma experiência durante a qual crianças e adolescentes podem interagir com os habitantes do universo, desenvolver atitudes cooperativas que os recompensam, fazer compras valorizando o comércio local, aprender a usar um caixa eletrônico, entre outras. Desde o lançamento, 4,7 mil crianças já foram impactadas pelo jogo.

O Sicredi, também por meio da sua Fundação, intensificou a parceria com a Mauricio de Sousa Produções, lançando experiências de educação financeira na Vila da Mônica, em Gramado – RS, um parque temático da Turma da Mônica inaugurado em outubro de 2022. A experiência proporciona aos visitantes vivências sobre o tema de educação financeira em diversas atrações, além da possibilidade de responder a um quiz sobre o tema e levar para casa um gibi da coleção que já teve a distribuição, desde 2019, de mais de 8 milhões de exemplares.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Sem pandemia, gasto do brasileiro com viagens salta 78% em dois anos

Foram R$ 20,1 bilhões em 2023, mostra IBGE Impulsionado pelo fim da pandemia de covid-19,...

Organização Mundial da Saúde pré-qualifica primeira vacina contra mpox

Imunizante é produzido pela farmacêutica Bavarian Nordic A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta...

Caixa começa a pagar Bolsa Família de setembro

Pagamento no Rio Grande do Sul é unificado A Caixa Econômica Federal começa a pagar...

Sitracarnes e BRF firmam acordo de trabalho

Decisão foi aprovada em assembleia na tarde de quinta, 12, em Chapecó O Sindicato dos...
error: Este conteúdo é protegido !!