sexta-feira, 28 novembro, 2025

Haddad diz que extrema-direita dos EUA articulou cancelamento de reunião com secretário do Tesouro

Compartilhe essa notícia:

A reunião prevista para quarta-feira (13) entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, foi cancelada. Segundo Haddad, a decisão teria sido resultado de uma articulação da extrema-direita norte-americana.

“A militância antidiplomática dessas forças de extrema-direita que atuam junto à Casa Branca teve conhecimento da minha fala, agiu junto a alguns assessores, e a reunião virtual que seria na quarta-feira foi desmarcada”, afirmou o ministro em entrevista à GloboNews nesta segunda-feira (11).

Origem do encontro

Haddad relatou que, na semana retrasada, havia sido procurado por Bessent para tratar do tarifaço do governo Donald Trump sobre produtos brasileiros. Inicialmente, o encontro seria virtual e, depois, poderia se estender para uma conversa presencial.

Em 31 de agosto, o ministro declarou que “a assessoria do secretário Bessent fez contato conosco ontem [quarta-feira, 30] e, finalmente, vai agendar uma segunda conversa. A primeira foi em maio, na Califórnia. Haverá agora uma rodada de negociações e vamos levar às autoridades americanas nosso ponto de vista”.

Cancelamento e justificativa

De acordo com Haddad, o cancelamento foi informado por e-mail, “um ou dois dias depois” de o próprio Bessent ter divulgado a reunião à imprensa. Para o ministro, a motivação foi política, não econômica.

“Agiram junto a alguns assessores do presidente Trump, e a reunião, que seria virtual, foi desmarcada e não foi remarcada até agora. Argumentaram falta de agenda. Uma situação bem inusitada. O que fica claro para nós é que a questão comercial não está em foco”, disse Haddad.

Tratamento diferenciado

O ministro destacou que o Brasil está recebendo um tratamento distinto em relação a outros países e blocos econômicos que já conseguiram negociar com o governo Donald Trump, como União Europeia, Japão e Coreia do Sul.

LEIA TAMBÉM  Lula diz que deve ligar para Trump novamente se negociações não avançarem

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Festival Sabores que Amo inova gastronomia de Chapecó em sua segunda edição

Chapecó deu início oficialmente à segunda edição do Festival Sabores que Amo, em um...

AMPESC promove encontro para fortalecer ensino superior privado em SC

A Associação de Mantenedoras Particulares de Ensino Superior de Santa Catarina (AMPESC) realiza nesta...

EUA retiram tarifas sobre café brasileiro e reforçam competitividade do produto

A retirada das tarifas sobre o café brasileiro pelos EUA passou a valer para...

STF determina fim do processo da trama golpista contra Bolsonaro, Torres e Ramagem

O Supremo Tribunal Federal (STF) decretou o encerramento do processo da trama golpista de...