quarta-feira, 15 outubro, 2025

Safra de grãos 2024/25 cresce 20,7% e bate recorde em Santa Catarina

Compartilhe essa notícia:

Produção recorde

A safra de grãos 2024/25 consolidou um dos melhores momentos da agricultura catarinense. O Estado colheu 7,85 milhões de toneladas, crescimento de 20,7% em relação ao ciclo anterior, que registrou 6,5 milhões de toneladas. Todos os principais cultivos apresentaram alta: arroz (+12,2%), feijão (+14,1%), milho (+24,7%), soja (+19,1%) e trigo (+40,5%).

O avanço é resultado da combinação entre clima favorável, produtividade recorde e investimentos em tecnologia agrícola. Apesar disso, o cenário de preços preocupa produtores, já que a maior oferta interna e externa pressiona o mercado.

Arroz: produtividade recorde e preços em queda

A produção de arroz chegou a 1,3 milhão de toneladas, alta de 12,2% em relação ao ciclo anterior. A produtividade foi recorde, com 8,95 toneladas por hectare. No entanto, o preço ao produtor caiu cerca de 41%, devido ao excesso de oferta no Brasil e no Mercosul e à demanda estagnada.

Feijão: primeira safra sustenta resultado

O feijão registrou aumento de 14,1%, alcançando 129 mil toneladas. O desempenho foi impulsionado pela primeira safra. O feijão-preto teve leve valorização de 3,99%, mas o mercado segue pressionado pelo excesso de oferta e pela perecibilidade do produto.

Milho: alta mesmo com menos área plantada

Com 2,7 milhões de toneladas colhidas, a produção de milho cresceu 25%. A produtividade média, de 9,8 toneladas por hectare, foi a maior já registrada no Estado. Mesmo com redução de área, o resultado foi expressivo. Os preços, porém, recuaram, influenciados pela segunda safra nacional robusta e pela boa perspectiva nos Estados Unidos.

Soja: área e produtividade impulsionam crescimento

A soja atingiu 3,27 milhões de toneladas, crescimento de 19,1%. O aumento foi resultado do avanço na área plantada e na produtividade média, de 3.931 kg/ha. Apesar de uma leve alta nos preços em junho, o mercado voltou a cair em julho diante da ampla oferta nacional e internacional.

LEIA TAMBÉM  Santa Catarina registra recorde histórico nas exportações de carnes em setembro

Trigo: recuperação após frustração anterior

O trigo apresentou alta de 40,5%, totalizando 432 mil toneladas. O resultado é reflexo da recuperação após a safra anterior, prejudicada por chuvas intensas na colheita. Mesmo com previsão de redução na área em 2025/26, 98% das lavouras atuais estão em boas condições.

Perspectivas e análise

Para o analista da Epagri/Cepa, Haroldo Tavares Elias, o crescimento é fruto da adoção de cultivares melhoradas, manejo eficiente e condições climáticas favoráveis. “Nesta safra, o clima contribuiu de maneira decisiva, com chuvas regulares”, afirmou.

O desempenho recorde também foi observado no cenário nacional, especialmente em milho, soja e arroz. Porém, a alta oferta no Brasil e no exterior provocou queda nos preços no primeiro semestre de 2025. Segundo Haroldo, a recuperação da produção na Argentina foi um dos fatores que pressionaram o mercado.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Efapi do Brasil inicia hoje

Maior feira multissetorial do Sul do Brasil deve atrair mais de 500 mil visitantes...

Sicoob terá estandes imersivos e ofertas de negócios na Efapi

O Sicoob está presente na Efapi do Brasil 2025, uma feira multissetorial que acontece...

Docilidade e genética de excelência: raça Tabapuã marca presença na Efapi do Brasil

Criador de Concórdia destaca a docilidade e a genética aprimorada da raça Tabapuã em sua terceira participação na feira

Autódromo de Chapecó Apresenta Pré-Calendário e Asfalto na EFAPI

O futuro do automobilismo no Oeste Catarinense ganha destaque na feira. O Autódromo Chapecó...