sábado, 12 outubro, 2024

Leite terá reajuste em SC

Compartilhe essa notícia:

O Conselho Paritário Produtor/Indústria de Leite do Estado de SC (Conseleite) anunciou reajuste de 9 centavos no preço do leite padrão. A informação foi confirmada, na última sexta-feira (27), durante reunião on-line que, além de definir os valores de referência do produto, visou discutir soluções conjuntas em relação aos problemas comuns enfrentados pelo setor lácteo.

Ao abrir o encontro, o presidente do Sistema Faesc/Senar José Zeferino Pedrozo e o vice-presidente do Sindileite Valter Antonio Brandalise parabenizaram a Tirol pelos 50 anos e cumprimentaram o novo presidente do Conseleite José Carlos Araújo por assumir o Conselho.

Pedrozo também comentou sobre o atual cenário do leite, destacando que ninguém revoga a lei da oferta e da procura. “Quando há muita oferta, os preços desabam como aconteceu. E isso não ocorre por culpa da produção brasileira, mas em função das importações desenfreadas que estamos sentindo os reflexos. Estamos com dificuldades em sermos competitivos à exemplo da Argentina, do Uruguai e, especialmente, da Nova Zelândia. Mas as expectativas são de que essa situação se reverta”.

Ao reforçar sobre a importância de aumentar a competitividade do setor, o dirigente trouxe alguns dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), confirmando que a região sul segue como a maior produtora de leite do Brasil. “A captação é de 2,27 bilhões de litros do montante nacional no segundo trimestre. Importante destacar que entre os três estados houve ligeira retração em Santa Catarina e expressiva queda no Rio Grande do Sul. A tragédia climática que acometeu o estado e responde por um terço da captação sulista incorreu em queda de 10% no desempenho trimestral, denotando a gravidade da situação enfrentada pelos produtores gaúchos. No acumulado do ano, a retração no volume estadual representa 114 milhões de litros”.

SOBRE O REAJUSTE

Conforme mencionado, o preço do leite padrão teve reajuste de 9 centavos. De acordo com Araújo, a expectativa é negociar com a indústria o valor de aproximadamente 10 centavos. “A captação do leite diminuiu e, até mesmo a importação foi menor. Mas, não podemos ficar tão contentes porque a situação é recente e não sabemos se isso se sustentará”, afirmou.

O valor do litro de leite pago ao produtor varia de acordo com a qualidade e quantidade, mas o setor espera que a parir deste mês o valor chegue perto dos R$ 3,10 ao litro.

Araújo ressaltou, ainda, que a exposição dos professores que apresentaram o cenário do mercado do leite durante a reunião foi enriquecedora e muito bem fundamentada, ao mostrar que o aumento no preço dos produtos lácteos ao consumidor foi impulsionado pela elevação no consumo, favorecida pela geração de empregos. “O mês de agosto registrou o melhor desempenho do ano em termos de geração de postos de trabalho, o que impactou diretamente o mercado de consumo”.

Finalizou informando que o preço de referência se aplica ao leite padrão e há uma escala de ágios e deságios de preço sobre esse valor de acordo com parâmetros de qualidade e volume do leite entregue pelo produtor rural e que o Conseleite segue monitorando o cenário do leite em Santa Catarina.

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Lula sanciona lei para ampliar produção de combustíveis sustentáveis

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta terça-feira (8), a Lei Combustível...

Exportações catarinenses crescem 15,7% em setembro

As vendas externas de SC em setembro registraram um aumento de 15,7% em comparação...

Chuva provoca queda de muro em escola no bairro Seminário

A Defesa Civil de Chapecó registrou uma queda de muro causada pelo grande volume...

Três deputados estaduais são eleitos prefeitos em SC

Três deputados da Assembleia Legislativa foram eleitos prefeitos neste domingo (6), todos do PL....
error: Este conteúdo é protegido !!