Paulinho da Silva deixa o PCdoB após 38 anos de filiação

Compartilhe essa notícia:

Vereador de Chapecó aponta descumprimento de decisões partidárias e quebra de confiança com dirigentes estaduais

O vereador de Chapecó Paulinho da Silva anunciou, durante a sessão plenária desta terça-feira (6), sua saída do PCdoB após 38 anos de filiação. Em entrevista à Folha Desbravador, ele atribuiu a decisão a divergências relacionadas à campanha eleitoral de 2026 e ao que classificou como quebra de confiança com dirigentes estaduais do partido.

  • Decisão: Paulinho da Silva anunciou a saída do PCdoB.
  • Filiação: vereador estava há 38 anos no partido.
  • Motivo: divergências sobre decisões tomadas para a campanha eleitoral de 2026.
  • Futuro: vereador afirma que ainda não definiu os próximos passos na política partidária.

Após anunciar a decisão na Câmara de Vereadores, Paulinho respondeu aos questionamentos do jornalista Giliardi de Lima, da Folha Desbravador, e explicou os motivos do rompimento. Segundo ele, acordos internos definidos para a disputa eleitoral não teriam sido cumpridos.

“No meu entender houve descumprimento das decisões partidárias, as quais definiram uma candidatura federal e outra estadual prioritárias”, afirmou.

O que motivou Paulinho da Silva a deixar o PCdoB?

Paulinho disputou uma vaga na Assembleia Legislativa de Santa Catarina nas eleições de 2026 e recebeu 8.411 votos em Chapecó. Conforme o vereador, a campanha realizada no Oeste seguiu a estratégia de atuação conjunta entre as candidaturas estadual e federal definidas como prioritárias pelo partido.

“Nós fizemos campanha em toda a região Oeste de forma unificada e com a dobrada da candidatura federal, tanto é que dos 8.411 votos em Chapecó para deputado estadual conseguimos mais de 4 mil para a candidatura a deputada federal”, declarou.

Na avaliação do vereador, entretanto, a mesma estratégia não foi seguida em outras regiões de Santa Catarina. Paulinho citou como exemplo os resultados registrados em Criciúma. Segundo ele, a candidata a deputada federal ligada à cidade recebeu aproximadamente 16 mil votos no município, enquanto sua candidatura a deputado estadual somou cerca de 430 votos.

LEIA TAMBÉM  Rodrigues encerra campanha do primeiro turno em Chapecó

Quais são as críticas de Paulinho à direção estadual?

Para Paulinho, os resultados eleitorais demonstram que decisões estabelecidas internamente não foram seguidas por integrantes da direção estadual. “Está muito claro que houve traição das decisões partidárias por parte dos dirigentes estaduais”, afirmou.

O vereador também alegou que dirigentes estaduais teriam participado de campanhas de candidatos de outras siglas, situação que, segundo ele, contribuiu para o desgaste da relação com o partido.

“Além do mais, inúmeros dirigentes estaduais assumiram campanhas de candidatos de outras agremiações partidárias. Diante dessa quebra de confiança, não tenho como continuar nas fileiras partidárias”, disse.

Como Paulinho avalia os 38 anos no partido?

Apesar das críticas direcionadas à condução estadual, Paulinho destacou a relação construída com o PCdoB de Chapecó ao longo das últimas décadas e demonstrou pesar ao falar sobre o encerramento da trajetória partidária.

“Fico extremamente entristecido pelo grande partido que temos em Chapecó”, declarou.

Qual será o futuro político de Paulinho da Silva?

Sobre os próximos passos, Paulinho afirmou que ainda não tomou uma decisão. Segundo o vereador, a saída do PCdoB é recente e, neste momento, ele ainda não pensou sobre uma eventual filiação a outra legenda ou sobre os caminhos que pretende seguir na vida partidária.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Câmara de Chapecó debate alternativas para concentração de andorinhas no Centro

Reunião reuniu Executivo, biólogos, comerciantes e moradores da Rua Clevelândia. Município vai testar repelentes...

Combustíveis voltam a subir em Chapecó e diesel acumula alta de R$ 0,55 em setembro

Levantamento semanal em dez postos do município aponta reajuste generalizado na gasolina comum, etanol...

Cineastas de Chapecó vencem prêmio no Brasil CineMundi e levam projeto para festival na Espanha

O longa-metragem "Kiki – Uma Ponte Entre Mundos", produzido pela Enseada Filmes, conquistou o...

João Rodrigues agradece apoio após resultado das eleições

Ex-prefeito de Chapecó desejou sorte ao governador reeleito O candidato ao Governo de Santa Catarina...