Campanha Nacional de Multivacinação começa neste sábado (22)

Compartilhe essa notícia:

Começa neste sábado (22) o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, que vai até 1º de setembro e busca ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes com menos de 15 anos em todo o país, com atendimento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e em outros pontos de vacinação para atualizar a caderneta.

A campanha oferece 20 vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, que protegem contra doenças graves, como meningites, tuberculose e cânceres associados ao HPV. O Ministério da Saúde já distribuiu ao menos 180 milhões de doses para garantir a vacinação ao longo do ano.

Pneumo 20 entra pela primeira vez na campanha

Esta é a primeira edição da campanha com a vacina pneumocócica 20-valente (Pneumo 20), incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação em junho deste ano. O imunizante amplia a proteção contra doenças causadas pelo pneumococo, incluindo pneumonias e meningites, e é recomendado para crianças menores de 5 anos, de acordo com o esquema vacinal.

Segundo o Governo Federal, as vacinas contra influenza, sarampo (tríplice viral) e poliomielite foram as mais aplicadas. Durante a campanha, poderão ser aplicadas as vacinas conforme a faixa etária, o histórico vacinal e a indicação.

Sarampo ganha reforço em São Paulo, Guarulhos e São Bernardo do Campo

O Ministério da Saúde recomendou ampliar a vacinação contra o sarampo em São Paulo, Guarulhos e São Bernardo do Campo para todas as pessoas de 6 meses a 59 anos. A medida temporária foi integrada à Campanha de Multivacinação de agosto de 2026 depois da identificação de casos confirmados da doença, que indicam uma cadeia de transmissão ligada à importação do vírus nessas cidades.

Entre as principais estratégias de contenção está a chamada ‘dose zero’ em crianças de 6 a 11 meses. Desde o início da mobilização, em 3 de agosto, até 14 de agosto, mais de 529,8 mil doses da vacina tríplice viral foram aplicadas nos três municípios. Desse total, 87,2 mil doses foram destinadas a crianças de 5 a 11 anos, o equivalente a 16,5% das aplicações.

LEIA TAMBÉM  Anvisa libera venda de medicamentos em iFood, Rappi e mais

As informações são da CNN Brasil.

Siga-nos no

Google News

Siga nas Redes Sociais

5,000FãsCurtir
11,450SeguidoresSeguir
260SeguidoresSeguir
760InscritosInscrever

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Tadalafila pode aumentar risco de glaucoma em homens mais jovens, aponta estudo

Pesquisa com mais de 3 mil pessoas em cada grupo analisou dados de 2012 a 2022 e citou risco maior após 5 anos de uso frequente.